Pular para o conteúdo principal

CA Pinheiros conhece nova Cipa

Linha fina
Apoiados pelo Sindicato no pleito, André Costa Ribeiro e Bruno Lopez de Souza, ambos da área digital, foram eleitos para vagas de suplentes
Imagem Destaque

São Paulo – Os trabalhadores do CA Pinheiros, concentração do Itaú localizada na zona oeste da capital paulista, elegeram a nova composição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nos dias 14 e 15. Apoiados pelo Sindicato, André Costa Ribeiro e Bruno Lopez de Souza, ambos da área digital, foram eleitos para vagas de suplentes.

> Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Itaú

Cipa 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades. 

O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem a função de conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e, ao lado do Sindicato, se empenhar pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica. 

Também são atribuições da Cipa realizar as semanas internas de prevenção de acidentes, nas quais se discutem questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental; e informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
 

seja socio