Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Feminismo

Mulheres do Novo Mundo: conheça os destaques na saúde e na política

Linha fina
Seguidores do Sindicato no Twitter também escolheram aquela que merece receber menção honrosa devido à sua atuação em 2020
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

Chegou a vez de conhecermos as preferidas do público como representantes das Mulheres do Novo Mundo nas categorias Saúde e Política, além daquela que mereceu menção honrosa devido à sua atuação ao longo do ano de 2020! Confira as finalistas e as homenageadas:

Saúde:

Jaqueline Goes de Jesus: A biomédica foi uma das responsáveis pela sequenciação do genoma do coronavírus, apenas 48h após o primeiro caso no Brasil.

Margareth Dalcolmo: Pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, tem sido uma das vozes mais ativas na luta contra o coronavírus.

Natalia Pasternak: PhD em Microbiologia, fundadora e presidenta do Instituto Questão de Ciência.

Maria Maeno: Médica especialista em saúde do trabalhador, participou de uma série de atividades virtuais do Sindicato.

Os seguidores escolheram Jaqueline Goes de Jesus como representante das Mulheres do Novo Mundo na categoria Saúde!

Política:

Luiza Erundina: Deputada federal pelo PSOL, foi candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa encabeçada por Guilherme Boulos.

Andrea Barcelos: Bancária, enfermeira e sindicalista; foi candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa encabeçada por Orlando Silva.

Dilma Rousseff: Vítima de um golpe em 2016, a ex-presidenta continua sendo lembrada como símbolo da resistência democrática.

Erika Hilton: Primeira mulher trans e negra eleita vereadora de São Paulo com mais de 50 mil votos.

Os seguidores escolheram Dilma Rousseff como representante das Mulheres do Novo Mundo na categoria Política!

Menção Honrosa:

Luiza Trajano: A empresária emprestou sua voz – e sua empresa - à luta contra o racismo no mundo corporativo.

Marielle Franco: Assassinada há três anos, a ex-vereadora segue sendo lembrada por sua luta contra as milícias no Rio de Janeiro.

Thelma Assis: Médica negra, foi a preferida do público na primeira edição do BBB em que pessoas comuns competiam com personalidades da mídia.

Laerte: A cartunista venceu a luta contra a Covid após ficar internada por conta da doença – e agora está firme e forte!

A médica Thelma Assis foi escolhida pelos nossos seguidores como Menção Honrosa para as Mulheres do Novo Mundo!

Outras categorias:

Na primeira semana da ação, Carol Solberg foi escolhida como a representante das Mulheres do Novo Mundo na categoria Esporte; Elza Soares, na categoria Música; e Natalia Szermeta, na categoria Movimentos Sociais. Na sequência, Fernanda Montenegro foi escolhida como representante das Mulheres do Novo Mundo na categoria Atriz; Djamila Ribeiro, na categoria Educação; e Ivone Silva, na categoria Movimento Sindical.

A votação foi feita integralmente pelo Twitter, e as finalistas foram aquelas com maior volume de indicações no formulário aberto no início do mês para consulta da categoria bancária.