Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Banco Alfa

Novamente grupo Alfa comete irregularidade no pagamento da remuneração variável

Linha fina
Empregados encaminharam ao Sindicato documentos indicando que o grupo financeiro novamente descontou PLR sobre o valor da Remuneração Variável; entidade cobra explicações e estorno imediato dos valores aos empregados
Imagem Destaque
Arte: Freepik

Novamente o Grupo Alfa efetuou o desconto do valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) sobre a Remuneração Variável dos funcionários, que são submetidos ao cumprimento mensal de metas. Já é o segundo ano consecutivo em que a prática é cometida. A irregularidade foi denunciada por empregados da instituição financeira ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.  

Diante das denúncias, o Sindicato encaminhou ofício ao Grupo Alfa solicitando o imediato estorno dos valores descontados indevidamente dos empregados que recebem a Remuneração Variável, já que qualquer compensação entre essas verbas não deveria ocorrer, pois, como já reconhecido anteriormente pela própria instituição financeira, tais pagamentos têm naturezas distintas.

A PLR da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) está vinculada exclusivamente ao lucro obtido pela instituição financeira, e suas regras são definidas e garantidas pela CCT. Já a remuneração variável é uma espécie de comissão mensal paga aos empregados que atingiram as metas individuais de vendas.  

“Cobramos da instituição financeira que pague corretamente aos seus empregados os valores integrais tanto da PLR, de acordo com a CCT, como do Plano de Remuneração Variável, sem que tais verbas sejam objeto de compensação ou desconto entre elas”, enfatiza a secretaária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.  

Procure o Sindicato

O trabalhador que desconfiar que foi vítima do desconto ilegal, ou que deseja realizar a conferência dos valores recebidos na forma de remuneração variável, deve entrar em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento ou WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido.

Além disso, é necessário que o trabalhador cadastre-se na newsletter do Sindicato (CLIQUE AQUI) para receber, em primeira mão, as atualizações sobre o andamento da apuração das denuncias sobre irregularidades no pagamento da remuneração variável no Grupo Alfa, além de outras notícias do seu interesse.

seja socio