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Chapéu
Negociação

Sindicato e Itaú debatem problemas e demandas no GT de Saúde

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Dirigentes que integram a COE Itaú em mesa do GT Saúde

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a direção do banco reuniram-se no GT de Saúde, nessa terça-feira 11, para discutir temas importantes para a melhoria das condições de trabalho e da saúde dos bancários.

Clínicas Médicas

Um dos temas debatido foram as clínicas médicas. Na reunião, os representantes do Itaú apresentaram uma proposta que está sendo implantada de Clínicas Médicas que eles chamam de Salas de Atendimento, onde são realizados exames de saúde ocupacional.

O movimento sindical havia levado diversas denúncias de clínicas médicas credenciadas onde os médicos não estavam realizando os exames: simplesmente quando o bancário chegava, o formulário indicando “apto” já estava pronto.

Os representantes dos bancários destacaram que, mesmo com as mudanças, os trabalhadores continuam tendo problemas nas Clínicas e as denúncias serão encaminhadas ao banco para uma solução.

Medidas contra assédio

O Itaú também apresentou à COE um treinamento contra assédio moral que está sendo realizado de modo virtual, por meio do app IU Conecta, com todos os trabalhadores. Apresentou ainda uma cartilha sobre assédio moral e sexual disponível também no app.

Além do treinamento, o banco também destacou que está realizando uma pesquisa de saúde mental com todos os trabalhadores, com o objetivo de levantar os problemas e proporcionar um ambiente saudável de trabalho.

“Eles levaram os números de denúncias de assédio moral nos canais internos do banco e dos sindicatos, porém, esses números não refletem a realidade do dia a dia, pois somente no Sindicato de São Paulo tivemos 100 denúncias de assédio moral contra o Itaú em 2024”, destaca a secretária de Saúde do Sindicato e bancária do Itaú, Valeska Pincovai.

“Questionamos os números e eles ficaram de rever. Eles não trouxeram tudo que encaminhamos ao banco e desta maneira não tem como mensurar a prática de assédio nos locais de trabalho”, acrescenta a dirigente.

App IU Conecta

Outra reivindicação da COE era a construção de uma cartilha para orientar os trabalhadores que adoecem, mas também essa reivindicação foi incorporadas no app IU Conecta. Na reunião, os representantes do banco mostraram o passo a passo para orientar o trabalhador adoecido.

Também ressaltaram o Fique OK que é um programa de acolhimento aos trabalhadores com psicólogo e assistente social.

Parcelamento de dívidas

Na mesa também foi retomado o debate sobre o parcelamento de dívidas dos bancários que voltam licença de médica.

“No passado estávamos construindo um acordo de parcelamento e não houve consenso entre os sindicatos. Vamos retomar esses debates urgentemente, pois o bancário que adoece está sofrendo cada vez mais com os descontos que são realizados, muitas vezes devido ao INSS não reconhecer a doença relacionada ao trabalho, por um próprio descaso do banco e falta de responsabilidade em assumir os riscos nos ambientes”, explica Valeska.

A dirigente destaca ainda que a cobrança do Sindicato é constante: “Estamos sempre cobrando o Itaú e os demais bancos sobre a prática de assédio moral, que é consequência das metas abusivas e pressão nos locais de trabalho e a principal causa do adoecimento da categoria.”

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