Pular para o conteúdo principal

Bancários celebram 85 anos de história, nesta quarta, 16 de abril

Imagem Destaque

Nesta quarta-feira, dia 16, o Sindicato comemora 85 anos de história. As comemorações já começaram nesta segunda, 14, e se estenderão por toda a semana, com shows, bolos de aniversário e debate na sede da entidade.

"Todos os direitos já conquistados pelos bancários, desde a fundação do Sindicato, são muito importantes para a categoria, mas não podemos nos contentar com eles. Precisamos sempre manter a mobilização e a unidade para que, em mais 20 anos, nossa Convenção Coletiva de Trabalho tenha novas cláusulas que garantam mais direitos ao bancário", diz Luiz Claudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Na quarta, dia 16, o dia do aniversário, uma programação toda especial, que começa as 7h30 no Complexo São João do BB, no Centro, com música e bolo. No mesmo horário, bolo e show da Banda do Peru na Matriz da Nossa Caixa, na R. XV de Novembro (Centro). Na hora do almoço, às 12h, é a vez do Unibanco da Praça do Patriarca (Centro), com bolo e show da banda Altitude Zero.

A programação especial se encerra às 18h, no Café dos Bancários (Rua São Bento, 413, na sede da entidade), com um debate sobre mídia com o jornalista Luís Nassif e com o lançamento do Guia de Convênios do Sindicato, com mais de 700 parcerias que concedem convênios para associados. As vagas para o debate são limitadas e devem ser solicitadas com antecedência pelo 3188-5200 ou diretamente na sede do Sindicato.

Direitos - Há quase 17 anos, em 11 de setembro de 1981, o Sindicato assinava com a representação dos bancos a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que valeria até 31 de agosto de 1982. Até aí, nada de muito novo, pois esse procedimento acontece anualmente. O que chama a atenção, porém, é o tamanho da CCT àquela época: 15 cláusulas. A convenção atual, consagrada em 11 de outubro do ano passado e com validade até 31 de agosto de 2008, agrega quase quatro vezes aquele número: 55 cláusulas. Vale ainda destacar que a partir de 1995, incorpora-se ainda às CCTs o aditivo referente à conquista da PLR (Participação dos Lucros e Resultados), atualmente com sete cláusulas.

Confira matéria na integra.
Veja aqui a história dos 85 anos da entidade 

Dados da Categoria - Os bancários são uma das poucas categorias no país que possuem um acordo coletivo de trabalho com validade nacional. Todos os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. A categoria conta com 420 mil bancários, sendo mais de 120 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Programação
Quarta-feira, dia 16
7h30 – Banco do Brasil (Complexo São João) – música
7h30 – Nossa Caixa (matriz, R. XV de Novembro) – show com Banda do Peru
12h – Unibanco (Pça. do Patriarca) – show com banda Altitude Zero (pop rock)
18h – Café dos Bancários (Rua São Bento, 413, na sede do Sindicato) – debate sobre mídia com o jornalista Luis Nassif (vagas limitadas, inscrições pelo 3188-5200). Lançamento do Guia de Convênios do Sindicato, com mais de 700 parcerias de desconto para os associados.

Quinta-feira, dia 17
7h30 – Santander (Casa 1) – música
7h30 – Santander (Casa 3) – música
12h – Itaú (Ceic) – show com banda Altitude Zero (pop rock)

Sexta-feira, dia 18
12h – HSBC (Casp) – show com Banda do Peru

seja socio