São Paulo – O emprego no setor bancário cresceu em 2011, mas com salários menores, mostra pesquisa divulgada na quinta 12 pelo Dieese e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Foram criados 23.599 postos de trabalho (59.970 admitidos e 36.371 dispensados, expansão de 4,88%, resultado próximo ao do ano anterior (24.032). A combinação entre demissão de trabalhadores com remuneração acima da média e a contratação de pessoal com salário 40,87% menor tem “impacto restritivo” na massa salarial. “A rotatividade nos bancos, portanto, permite que haja expansão do emprego sem que isso implique crescimento da massa de salários”, diz o estudo.
> Leia a íntegra da notícia na Rede Brasil Atual
Rede Brasil Atual - Para ler notícias sobre meio ambiente, política, cidadania, cultura, saúde, mundo do trabalho e temas internacionais sob a ótica do trabalhador acesse www.redebrasilatual.com.br. O portal reúne reportagens do Jornal Brasil Atual, da Revista do Brasil, além do conteúdo produzido diariamente pela reportagem do portal.
Redação - 12/4/2012
Linha fina
Bancário admitido no ano passado teve salário 40,87% inferior ao de quem foi demitido. Contratação aumentou principalmente no Norte e no Nordeste e em cargos médios. Mulheres foram ligeira maioria
Imagem Destaque