Pular para o conteúdo principal

Plano II do Banesprev passará por novos estudos

Linha fina
Decisão saiu dos debates em audiência na Previc com representantes dos trabalhadores e do Santander
Imagem Destaque

São Paulo - Após duas horas e meia de debate sobre a existência do serviço passado, os representantes da Previc (superintendência Nacional de Previdência Complementar), Afubesp, Sindicato, Anapar, Banesprev e Santander decidiram pela realização de novos estudos no Plano II do Banesprev. O objetivo será verificar a viabilidade de criação de uma proposta alternativa de reestruturação do plano, que solucione o déficit atual e evite novos déficits.

A audiência foi coordenada pelo diretor de Fiscalização da autarquia, Manoel Lucena dos Santos, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, dia 4 de abril.

Durante os estudos, a Previc decidiu pela suspensão do julgamento do recurso, e seus respectivos adendos, relacionado ao arquivamento da denúncia sobre o serviço passado apresentado pela Afubesp, Sindicato e demais entidades. Uma nova reunião foi agendada para o dia 6 de junho.

A presidente da Anapar, Claudia Ricaldoni, e o especialista em previdência complementar, Wanderlei de Freitas, consideraram o resultado da audiência positivo, por conta da reabertura do diálogo com a patrocinadora.

"Saímos do dilema de só poder contar com a Justiça e agora vamos voltar para a mesa de negociação, o que é muito bom", comenta o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, que completa: "Lembramos que nossa intenção sempre será a de garantir as aposentadorias".

Também participaram da reunião o secretário-geral da Afubesp, Walter Oliveira, a diretora do Sindicato Maria Rosani, a representante do Santander no Conselho Deliberativo do Banesprev, Maria Cristina Carvalho, o presidente do Fundo de Pensão, Jarba De Biagi e o atuário da Towers Watson, Valdiney Conde.

Maria Rosani avaliou o encontro como positivo na medida em que abriu espaço diálogo onde se poderá buscar soluções para o déficit atual e evitar problemas futuros.


Afubesp - 4/4/2012

seja socio