São Paulo – Os funcionários das agências do Itaú Unibanco em Osasco, na chamada região 53, têm sofrido cobranças, humilhações e constrangimento para atingir as metas das cestas de produtos. A Superintendência tem realizado reuniões, além das que já ocorrem no final de cada mês, para cobrar cumprimento de metas.
“É uma situação causadora de profundo estresse e sofrimento mental aos funcionários, que se sentem apavorados diante das cobranças em cada reunião. Para agradar o cliente Uniclass o trabalhador pratica o ‘Unistress’", diz a diretora do Sindicato Marta Soares. "Vale lembrar que a categoria bancária garantiu na última campanha nacional a proibição da publicidade de ranking de produtividade individualizada e a direção pratica exatamente o contrário”.
Segundo a dirigente, o banco não realiza estudos socioeconômicos sobre as unidades da região para saber a realidade sobre venda de produtos bancários. “Algumas agências são de pequeno porte, outras maiores, e as metas são as mesmas. Cada local precisa ter objetivos de acordo com sua capacidade, perfil e fluxo de clientes. Além, é claro, da venda responsável por produtos, de acordo com as necessidades de cada consumidor, evitando o constrangimento dos trabalhadores ao oferecer mesmos produtos para os mesmos clientes”.
A dirigente acrescenta que os gerentes são obrigados a fazer telemarketing o dia todo. “E quando o objetivo é alcançado o Itaú Unibanco eleva as metas, que ficam cada vez mais difíceis de serem alcançadas”.
Venda responsável – Em março, o Sindicato, em parceria com o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), lançou a cartilha Venda Responsável de Produtos e Serviços Financeiros. O objetivo é esclarecer os correntistas sobre seus direitos e também informar a população sobre a realidade de trabalho dos bancários, categoria adoecida por conta das metas inalcançáveis e do assédio moral institucionalizado no setor financeiro.
A cartilha está disponível na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413 – Centro) e também sua versão online. Clique aqui para acessar.
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Gisele coutinho – 13/4/2012
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Superintendência tem realizado reuniões, além das que já ocorrem no final do mês, para cobrar metas
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