São Paulo – O Sindicato recebeu denúncias sobre demissões no Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic) na primeira semana de abril. As dispensas ocorreram na Gerência de Suprimentos, departamento que responde à Diretoria de Logística e Imóveis.
A diretora do Sindicato Marta Soares protesta contra a gestão do banco: “A prática das demissões continua a mesma dentro do Itaú Unibanco. O que sempre chama a nossa atenção, pois o banco tenta justificar a dispensa de trabalhadores que estão na instituição há 18, 20 anos, alegando performance insuficiente”, diz. A dirigente sindical afirma ainda que a justificativa do banco não faz sentido, uma vez que o trabalhador permaneceu durante anos alcançando qualidade e eficiência em sua produção. “Infelizmente ainda não temos garantia de emprego na categoria bancária, mas esta é uma das nossas bandeiras diante da lucratividade astronômica dos bancos. Defendemos mecanismos de proteção ao emprego, como a Convenção 158 da OIT, que inibe demissões imotivadas”, completa Marta.
Segundo a diretora do Sindicato, alguns bancários do setor temem as próximas ações da instituição financeira, que contratou a mesma empresa que realiza consultoria na Área de Cartões de Crédito (ACC). “Sabemos os desdobramentos dessa consultoria, já que presenciamos os desligamentos feitos na ACC no ano passado. No entanto, estamos de olho nas ações praticadas pelo banco e criticamos a falta de alinhamento do Itaú Unibanco na condução dessa situação”, diz a dirigente.
Gisele Coutinho – 11/4/2012
Linha fina
Trabalhadores estão inseguros depois de dispensas na Gerência de Suprimentos do Ceic
Imagem Destaque