São Paulo – O Sindicato, em conjunto com demais entidades de defesa dos bancários, participará de reunião com o Santander, na qual a direção do banco espanhol fará uma apresentação sobre o funcionamento da agência Select. A reunião na terça-feira 30, às 14h, foi agendada no último Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) e ocorrerá na Torre.
O Santander criou o novo serviço Select exclusivamente para clientes de alta renda. No entanto, está deslocando gerentes de agências já existentes para as novas unidades ao invés de contratar novos funcionários, o que está causando sobrecarga de trabalho e precarização do atendimento nas agências comuns.
A diretora do Sindicato Maria Rosani lembra que apenas o faturamento do banco com as tarifas cobradas dos clientes paga uma vez e meia a folha de pagamento dos trabalhadores. “Enquanto o banco se preocupa em criar agências voltadas para clientes de alta renda, ainda demite trabalhadores nas agências que atendem clientes de renda comum”, ressalta a diretora.
Entre janeiro e março de 2013, o saldo de postos de trabalho caiu 2,8% com o fechamento de centenas de vagas. Com isso, os gastos com pessoal foram reduzidos em 4,2%, ficando em R$ 1,753 bilhão.
Redação - 29/4/2013
Linha fina
Bancários denunciam que serviço criado para clientes de alta renda está sobrecarregando funcionários
Imagem Destaque