Pular para o conteúdo principal

Santander segue como líder em reclamações

Linha fina
Pelo terceiro mês consecutivo no ano, banco espanhol bate em março recorde em queixas, segundo levantamento do Banco Central
Imagem Destaque

São Paulo – O Santander continua invicto no campeonato de reclamações contra os bancos. Levantamento mensal do Banco Central (BC), divulgado na terça-feira 15, apontou que o Santander teve o maior número de queixas, pela terceira vez no ano, entre as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes. Em 2013, o espanhol liderou em 8 dos 12 meses.

A lista revela que o Santander teve 349 reclamações procedentes, em março. Contando com o número de 22,8 milhões de clientes, o banco tem o maior índice de queixas (1,52). Para calcular esse indicador, leva-se em consideração o número de clientes e das demandas em que o descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional ou do BC foi constatado.

Para a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani, a liderança constante do Santander é resultado de uma gestão equivocada: “É lamentável que o banco venha mês a mês sendo o líder de reclamações e ainda não tenha percebido que isso é reflexo de uma gestão equivocada de redução de custo, demitindo trabalhadores, sobrecarregando aqueles que ficam e não qualificando seus funcionários”, diz.

Para a dirigente sindical, “gastam-se milhões com executivos para traçar estratégias que desagradam clientes e trabalhadores e nem melhora os resultados do banco”, afirma. De acordo com ela, “é preciso que o Santander mude essa forma de gestão e passe a respeitar a cultura e o povo brasileiro”.

>  Santander líder absoluto de reclamações em 2013

Outros – Atrás do tricampeão Santander, vem o HSBC (com índice de 1,11), Banrisul (0,99), BB (0,85) e Caixa (0,82).

O HSBC, que esteve no primeiro lugar em novembro e dezembro de 2013, manteve a segunda posição, com 67 reclamações divididas entre mais de 6 milhões de clientes.

O Banrisul seguiu na terceira posição, com 24 queixas para 2,4 milhões de correntistas.

O Banco do Brasil, que não apareceu entre os cinco primeiros em fevereiro, voltou à quarta posição registrada em janeiro, com 316 reclamações para um público de 36,8 milhões de pessoas.

Já a Caixa teve 489 queixas para o universo de 58,9 milhões de clientes.

O levantamento registrou um total de 1,817 mil irregularidades averiguadas.

Principais queixas – Os débitos não autorizados vieram na frente na listagem, com 306 reclamações procedentes. Em segundo lugar veio a cobrança irregular de tarifa sobre serviço não contratado, com 161 casos. Em terceiro, ficaram explicações incorretas e incompletas por parte das instituições, com 148 queixas.

O banco que teve a maior reclamação de débitos não autorizados foi a Caixa, com 93 ocorrências, seguida pelo Santander, com 75, Banco do Brasil, com 63, Itaú que registrou 38 casos e Bradesco, com 31.

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o primeiro da lista foi o BMG, seguido por Panamericano, J. Malucelli, BNP Paribas e Banco Daycoval.


Mariana Castro Alves, com informações do BC – 17/4/2014

seja socio