Pular para o conteúdo principal

Bancos completam seis meses subindo juros

Linha fina
Pesquisa mensal da Anefac apontou elevação em todas as taxas cobradas, para pessoas físicas e jurídicas
Imagem Destaque

São Paulo – Pelo sexto mês seguido a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) registrou aumento nas taxas de juros cobradas pelos bancos. As elevações em março foram em todas as linhas pesquisadas, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 6,60% ao mês (a.m.) para 6,71% a.m., a maior desde agosto de 2011. Todas as seis linhas de créditos ficaram mais caras: juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras.

Para as empresas, a média saltou de 3,73% a.m. em fevereiro para 3,89% a.m. em março, sendo esta a maior desde novembro de 2011. O aumento foi confirmado também em todas as linhas de crédito pesquisadas: capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida – cheque especial.

Taxa de juros x Selic – A comparação com a Selic, taxa básica de juros do país, mostra o quanto as taxas cobradas pelos bancos são altas. Para pessoas físicas, foi a 118% ao ano (a.a.) e, para jurídicas, 58,08% a.a. A Selic está em 12,75%, sempre ao ano.


Redação – 9/4/2015

 

seja socio