Pular para o conteúdo principal

Acervo da Folha Bancária ao alcance de todos

Linha fina
Edições do jornal da categoria foram digitalizadas e podem ser acessadas desde o primeiro número, quando ainda se chamava Vida Bancária
Imagem Destaque
São Paulo – “Fructos de uma campanha nobre”. Não, caro leitor, a grafia da frase não está errada. Trata-se de uma das manchetes da edição nº 1 do Vida Bancária, jornal percursor da Folha Bancária, de outubro de 1924.

Todas as edições da Vida Bancária – como a número 1, ao lado, ou a de 25 de novembro de 1933, sobre a conquista da jornada de seis horas – e também da Folha Bancária agora estão digitalizadas e disponíveis no link Cedoc Digital, que passa a ocupar o menu do lado esquerdo da home do site (clique aqui).

“A disponibilização vai auxiliar no trabalho de pesquisadores e também da categoria. Para compreender que todas as conquistas destes 93 anos de existência do Sindicato só vieram com muita luta", afirma a secretária de Formação do Sindicato, Neiva Ribeiro. "No segundo semestre devemos disponibilizar para consulta os jornais de banco como O Espelho (Banco do Brasil), Safrado (Safra), Nossa Luta (Caixa), Raios (Bradesco), Itaunido, Folha Bancária Banespa, Sindical Santander, além de cartazes e adesivos que marcaram as diversas mobilizações ao longo dos anos.”

Juntas, a VB e a FB totalizam 8.965 edições. A digitalização das páginas abrange o período de 1924 a 2001. De 2002 até os dias atuais já haviam as versões digitais (que podem ser acessadas tanto pelo Cedoc Digital como diretamente por aqui, até 2011, e por aqui as mais atuais).

A partir da disponibilização na internet desse acervo, não será mais possível fazer a pesquisa presencial no Sindicato. No entanto, serão estudados pedidos de exceção. ”Quando a pessoa necessitar de uma página impressa da Vida Bancária, por exemplo, temos condições de fornecer uma cópia em alta resolução. A limitação no manuseio é necessária para preservar esses jornais, pois muitos têm mais de 80 anos”, esclarece a dirigente sindical Ana Tércia Sanches.

O Cedoc – O Cedoc (Centro de Documentações do Sindicato) foi fundado em 1992 e reúne cerca de 1 milhão de documentos que contam a história das mais de nove décadas da entidade. São milhares de fotografias, vídeos em VHS, informativos em geral e documentos, como atas de assembleias. A exemplo da FB, tudo está sendo digitalizado.

“Todo o acervo, como fotos, documentos, jornais e outras publicações, também está sendo digitalizado. É um esforço enorme, mas extremamente importante, pois trata-se da história e da memória não só dos bancários, mas de toda a classe trabalhadora”, completa Neiva Ribeiro. 


Jair Rosa – 22/4/2016
seja socio