São Paulo - Este ano o Sindicato vai promover uma festa diferente para marcar seus 93 anos de fundação, celebrados em 16 de abril. Além de eventos exclusivos para os bancários sindicalizados (veja programação abaixo), na semana de 11 a 15 de abril a Praça do Patriarca, no centro da cidade de São Paulo, será palco da Ação Social Sindicato Cidadão (confira na imagem ao lado).
> Sindicato é conquista dos trabalhadores
Durante esses cinco dias, das 10h às 18h, serão instaladas tendas, com serviços de prevenção à saúde, sessões do CineB, e um palco para eventos culturais e sociais para a população. O corte do bolo comemorativo será em 15 de abril, às 14h.
“A vida das pessoas não se resume à rotina diária de trabalho em agências e departamentos”, pondera a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Tudo o que ocorre na cidade, no estado e no país diz respeito ao cidadão. Por isso, sem jamais deixar de lado a luta por melhores condições de trabalho, é que atuamos em outras frentes e promovemos ações do que chamamos Sindicato Cidadão. É um pouco desse conceito que levaremos à população. Convidamos a todos para festejarem conosco”, acrescenta a dirigente.
O Sindicato Cidadão – Atuar em várias áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para tornar a sociedade mais justa e igualitária. Essa é a missão do Sindicato quando apoia iniciativas como a Fundação Projeto Travessia, que atua para resgatar crianças e adolescentes em situação de rua; quando ajuda em ações de solidariedade do Comitê Betinho; e quando leva, de forma gratuita, o cinema nacional a bairros periféricos por meio do CineB, projeto desenvolvido em parceria com a Brazucah Produções.
> Série do MB aborda democracia e direitos
> Veja sites e blogs para você se informar melhor
A ideia de promoção da cidadania também é levada adiante em projetos como a TVT (TV dos Trabalhadores) e a Rede Brasil Atual – que compreende site (www.redebrasilatual.com.br), Rádio Brasil Atual e Revista do Brasil –, veículos que contribuem com a democratização da comunicação na medida em que abordam a realidade sob a perspectiva dos trabalhadores e de outros segmentos sociais que, em geral, não encontram espaço na grande mídia brasileira, concentrada nas mãos de seis famílias.
Jair Silva - 7/4/2016