Pular para o conteúdo principal

Bancários do ITM elegerão Cipa 2018/19

Linha fina
Eleição começa em 18 de abril e Sindicato apoia duas candidatas que, se eleitas, deverão atuar em defesa da saúde dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho 
Imagem Destaque
Arte: Marcio Baraldi

São Paulo – Os bancários do centro administrativo ITM do Itaú vão eleger seus novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nos dias 18 e 19 de abril. O Sindicato apoia dois candidatos que, se eleitos, deverão atuar na comissão em defesa dos interesses e necessidades dos trabalhadores. São eles Ana Lúcia do Nascimento (nº 004) e Mônica Regina Garcia Carames (nº 31).

Ana Lúcia ingressou no banco em 2008, no setor de Atendimento Exclusivo e atualmente trabalha na Central de Atendimento Unificado – Site 2. Mônica entrou no Itaú em 2003 e atualmente trabalha na área de Controle Operacional – Site 4.

Todos os bancários têm direito a votar em apenas um candidato. A votação será feita via sistema pelo portal corporativo do banco. A Cipa será composta por seis titulares e cinco suplentes. 

O que é a Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

Conheça algumas das propostas das candidatas:

 

seja socio