Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Bancário Solidário

Destine parte de seu IR para projetos que acolhem crianças em situação de rua

Vídeo Youtube

É possível, durante a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), fazer o bem ao próximo sem gastar 1 centavo a mais. Basta destinar parte dele para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FUMCAD), que contemplam projetos sociais como a Fundação Projeto Travessia (conheça o projeto), constituída pelo Sindicato há 25 anos, e Fundos Municipais do Idoso (FMID).

Você pode destinar até 6% do total, ou até 3% para cada fundo (veja acima no vídeo o passo a passo; ou, se preferir, acesse este link) até o último dia do prazo da declaração, que foi prorrogado para o dia 30 de junho. Podem fazê-lo, sem pagar nada a mais por isso, tanto quem tem imposto de renda a pagar quanto a restituir (destinando o que já pagou de IR).

Arte: Márcio Baraldi

Os recursos captados pelos fundos são geridos pelas prefeituras em conjunto com os conselhos municipais da criança e do adolescente (CMDCA) e pelas entidades dedicadas ao idoso. A aprovação de projetos passa por análise e aprovação nos conselhos. As entidades são obrigadas a realizar prestações de contas periódicas, comprovando a aplicação dos recursos no atendimento direto, com fotos, relatórios, listagens de presença em reuniões e atendimentos. 

“A Fundação Projeto Travessia tem mais de 30 projetos dedicados a garantir o direito ao sistema protetivo da criança e do adolescente em situação de rua, articulando com a rede pública de assistência social e ONGs, busca retornar os jovens para o convívio familiar quando possível, ou para os Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica) e para a escola”, lembra Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato e diretor presidente da Fundação Projeto Travessia. “A fundação é apenas uma de várias entidades, na cidade de São Paulo, que teve projetos selecionados e financiados pelo Fumcad”, complementa.

seja socio