Por meio da Consulta Nacional, que pode ser respondida aqui, os bancários poderão indicar quais são as prioridades da categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2024, que já começou.
Este é o período em que os trabalhadores de bancos debatem e depois negociam com os bancos itens como aumento salarial, da PLR e dos vales refeição e alimentação; a defesa do emprego; além da manutenção de todos os direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho e a ampliação de novas conquistas para a categoria bancária.
“O resultado da pesquisa norteará as negociações com os bancos. Por isso é muito importante a participação do maior número possível de bancários, para que a consulta reflita com a maior exatidão possível a opinião de toda a categoria. Não deixe de participar deste processo democrático e que precisa da mobilização de todos os trabalhadores, para que tenhamos uma campanha nacional vitoriosa.”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato
Entre as prioridades da Campanha Nacional 2024, você pode assinalar itens como aumento real de salário, aumento da PLR, aumento do piso da categoria, plano de cargos e salários, aumento maior para o VA e o VR, aumento da ajuda de custo para home office, aumento do auxílio combustível e igualdade salarial.
Também podem ser escolhidas opções como defesa do emprego, manutenção de direitos, previdência complementar, igualdade de oportunidades, combate ao assédio moral ou jornada de quatro dias semanais.
Mobilização garantiu aumento expressivo no salário, vales e PLR
A organização e a participação da categoria bancária nas campanhas nacionais resultaram no aumento substancial do salário, dos vales e da PLR. De 2004 a 2023 os bancários conquistaram 21,61% de aumento real em relação à inflação do período (INPC acumulado entre setembro de 2004 e setembro de 2024).
No mesmo período, o vale-refeição teve aumento real de 33,7%; e o vale-alimentação de 35,25%. O valor fixo da PLR teve aumento real de 59%, o teto da regra básica de 20% e o teto da regra básica majorada de 32,1%. Já a PLR adicional, desde 2006 teve aumento real de 67,72%. Os dados são das Convenções Coletivas de Trabalho dos bancários e do IBGE.
“Importante enfatizar que estes aumentos expressivos acima da inflação não são benefícios dos bancos, mas resultado de muita luta e organização da categoria bancária, ao longo de décadas, ao lado do Sindicato. Por isto é fundamental que, mais uma vez, os bancários se mobilizem e participem de todas as etapas da campanha nacional de 2024, ainda mais diante do lucro de R$ 108 bilhões obtido pelos cinco maiores bancos do país, uma alta média de 2,4% em doze meses. Agora estaremos todos conectados para mais uma campanha nacional que garantirá a manutenção dos nossos direitos, a ampliação de novas conquistas, e o aumento real para salário, vales e PLR”, afirma Neiva Ribeiro.