Imagem Destaque
“Nesses dias, não será obrigatório o funcionamento ininterrupto das agências dos bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas entre 12h e 15h. Além disso, o tempo mínimo de atendimento ao público nas agências será reduzido de 5 para 4 horas”, diz nota do BC. A autoridade monetária também determina que o novo horário deverá ser divulgado ao público com, pelo menos, dois dias de antecedência. “Medida semelhante já foi adotada no último campeonato mundial de futebol e visa evitar falhas de segurança nas agências bancárias e no transporte de valores nos dias de jogos da seleção.”
O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, comemora a decisão. “Enviamos carta ao BC e à federação dos bancos há quase duas semanas cobrando decisão sobre o assunto”, relata. Sem resposta, o presidente do Sindicato entrou em contato com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na segunda-feira 24. Como Meirelles estava em Nova Iorque, o diretor de Administração do BC, Anthero de Moraes, contatou Marcolino informando que a decisão sairia nesta semana.
Jogos – A seleção brasileira, na primeira fase, joga no dia 15 de junho, às 15h30, no domingo 20 às 15h30 e na sexta 25 às 11h. A determinação do BC servirá também para os outros dias de jogo, caso a seleção se classifique. “E, claro, estamos torcendo para que isso aconteça”, diz Marcolino. “O Sindicato vai montar um esquema especial para que os bancários que trabalham próximo à sede da entidade, no Centro, possam assistir aos jogos”, afirma o dirigente, lembrando que é a segunda Copa consecutiva em que o Sindicato antecipa a decisão que é fundamental para a rotina dos bancários.
Como será o funcionamento durante os jogos da seleção (sempre de acordo com o horário de Brasília)
Brasil X Coréia do Norte: 15 de junho, terça-feira, 15h30
Expediente bancário nas capitais e regiões metropolitanas e no interior: das 8h às 14h.
Brasil X Costa do Marfim: 20 de junho, domingo, às 15h30
Não há expediente bancário
Brasil X Portugal: 25 de junho, sexta-feira, às 11h
Expediente bancário nas capitais e regiões metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h
Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30
Em caso de classificação da seleção brasileira para as fases seguintes da Copa do Mundo, o expediente bancário será os mesmos dessa fase dos jogos às 11h e às 15h30.