Pular para o conteúdo principal

Bancários dizem quais as prioridades da Campanha

Linha fina
Realidade dos trabalhadores nas agências e departamentos balizará debates para mobilização deste ano
Imagem Destaque

São Paulo - Saúde, condições de trabalho, segurança, aumento real nos salários, PLR maior, qualidade de vida? Quais os principais pontos, desses temas, você considera importantes para melhorar o seu dia a dia e de seus colegas no local de trabalho?

A partir desta quarta-feira 30 os bancários poderão manifestar sua opinião por meio da consulta que o Sindicato disponibilizará em papel e no site. A realidade dos trabalhadores nas agências e departamentos balizará as prioridades que serão levadas aos debates estadual e nacional, realizados no mês de julho, para definir a pauta da Campanha Nacional Unificada 2012.

“Há vários anos a consulta tem dado o norte do que os bancários realmente desejam. É a primeira participação dos trabalhadores na campanha deste ano e um momento muito importante para refletir sobre o que deve ser reivindicado para melhorar a qualidade de vida, com a adoção de medidas que contribuam para realizar o trabalho dignamente”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

A dirigente sindical reforça que a consulta é o pontapé inicial da campanha. “É a vontade expressa democraticamente pelos bancários de instituições financeiras públicas e privadas de nossa base, e que será levada à discussão, juntamente com as propostas de trabalhadores de outras localidades, em conferências cujos consensos integrarão a pauta de reivindicações a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, explica a presidenta.

Consulta – A exemplo dos anos anteriores, o questionário será dividido em cláusulas econômicas, condições de trabalho, saúde, segurança, formas de fortalecer a mobilização.

A novidade fica por conta da manifestação sobre itens para melhorar a sua qualidade de vida na cidade. O Sindicato também vai disponibilizar o questionário para pessoas portadoras de deficiência visual.

Públicos – Além da pauta geral, as questões específicas dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa serão discutidas nos respectivos congressos nacionais desses trabalhadores, realizados em junho.

“A campanha unificada entre empregados de bancos públicos e privados de todo o Brasil vem se mostrando muito eficaz para todos os bancários. A mobilização conjunta fortalece a categoria e garantiu nos últimos anos aumentos reais de salário, crescimento da PLR, valorização do piso e outros importantes avanços”, acrescenta Juvandia. “Os bancos permanecem fortes e devem manter o crescimento com o ganho em escala proporcionado pela ampliação do crédito. Os bancários vão para a campanha lutar para aumentar seus ganhos e melhorar as condições de trabalho e emprego.”


Redação - 24/5/2012
 

seja socio