Pular para o conteúdo principal

Termina prazo para compensação de dias da greve

Linha fina
Em 15 de dezembro encerrou data para compensar horas paradas. A partir de agora, banco deve abonar
Imagem Destaque

São Paulo – O prazo para os bancários compensarem os dias parados durante a mobilização pela Campanha Nacional Unificada 2012 terminou.

O acordo com a federação dos bancos, válido inclusive para Banco do Brasil e Caixa Federal, prevê o não desconto dos bancários. Os dias deveriam ser compensados até 15 de dezembro, de segunda a sexta (exceto feriados), em no máximo duas horas por dia. O que ultrapassou esse período tem de ser abonado.

Luta e conquista – Foram nove dias de greve nos bancos privados e no BB e dez dias de paralisação na Caixa Federal para que a categoria bancária arrancasse dos banqueiros aumento de 7,5% nos salários (real de 2%) e de 8,5% (real de 2,95%) nos pisos e vales refeição e alimentação. Foi o nono ano seguido de aumento real. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ficou definida em 90% do salário mais R$ 1.540. Além disso, o adicional da PLR, que corresponde à distribuição linear de 2% do lucro líquido entre todos os bancários, teve teto de R$ 3.080.

Também foram conquistados avanços sociais, como o aprimoramento do instrumento de combate ao assédio moral e ação emergencial para os afastados que não ficarão mais sem salário enquanto aguardam perícia do INSS ou devido à alta programada. Na segurança, ficou acertado projeto piloto, com negociações em andamento. Outra conquista é um novo censo da categoria, com o objetivo de averiguar as condições de mulheres, negros e pessoas com deficiência nas empresas.


Redação – 17/12/12

seja socio