Pular para o conteúdo principal

Ato cobra pagamento de bancários da Desenvolve SP

Linha fina
Agência de fomento ainda não pagou aos 146 funcionários conquistas da Campanha Nacional 2012; também falta Plano de Cargos e Salários
Imagem Destaque

São Paulo – A antiga Nossa Caixa Desenvolvimento é hoje a instituição Desenvolve SP - Agência de Fomento Paulista. No fim de outubro, o Sindicato denunciou o atraso do pagamento do reajuste salarial, diferenças e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), conquistados na Campanha Nacional 2012 e previstos no acordo com a federação dos bancos (Fenaban).

> Banco estadual volta a dar calote nos funcionários
> Fotos: galeria com imagens da mobilização

Uma semana se passou e o pagamento com reajuste e as diferenças não veio, o que provocou um protesto na manhã desta quinta-feira 8 em frente à unidade, na Rua da Consolação, região central da cidade.

Segundo o dirigente sindical da Fetec-CUT/SP Luciano Ramos, a empresa se limitou a dizer que aguarda um ‘sinal verde’ do Conselho de Defesa de Capitais do Estado (Codec), órgão ligado à Secretaria da Fazenda do Estado responsável pela autorização dos reajustes aos trabalhadores.

Durante o protesto, houve distribuição de bananas. “Foi uma forma de demonstrar como o banco está tratando seus funcionários. Oferecemos uma banana ao banco em troca da falta de valorização desses trabalhadores que merecem respeito”, comenta o dirigente sindical. “Repudiamos o descaso da empresa, que desafia o que é legítimo, o que está acordado na Convenção Coletiva. Não é um caso isolado, enfrentamos esse problema em outros anos com a mesma empresa, que possui 146 bancários. Não deixaremos de representar esses trabalhadores, estamos preocupados com a situação e vamos engrossar esse embate em busca de uma solução urgente”, completa Luciano, ao comunicar que se não houver resposta de representantes do Desenvolve SP, além dos protestos, medidas judiciais serão tomadas.

Outros problemas incomodam os trabalhadores da Desenvolve SP. “Os bancários estão há três anos esperando o Plano de Cargos e Salários. Esses trabalhadores estão desempenhando funções como análise de projetos, análise e concessão de crédito, negociação e renegociação de dívidas, além de tantas outras funções que caberiam a funcionários comissionados, no entanto, a maioria é de escriturários”, conclui.

Conquistas – Os bancários conquistaram neste ano reajuste de 7,5% nos salários (2% de aumento real) e 8,5% (2,95% real) nos pisos, vales alimentação e refeição, além da 13ª cesta alimentação, dentre outros avanços sociais nas áreas de saúde e segurança.


Gisele Coutinho – 8/11/2012

seja socio