Pular para o conteúdo principal

Doze agências do Itaú fechadas contra demissões

Linha fina
Bancários se mobilizam contra pressão por metas inatingíveis e ameaças de dispensas; Dia Nacional de Luta nesta quarta é marcado por protestos na região da Paulista
Imagem Destaque

São Paulo – Cerca de 230 bancários de 12 agências do Itaú cruzaram os braços na região da Avenida Paulista em Dia Nacional de Luta contra as demissões promovidas pelo banco. O protesto, nesta quarta 23, também denuncia à população que as dispensas ocorrem principalmente na rede de agências.

> Fotos: galeria do dia de paralisação
> Vídeo: matéria especial sobre o dia de luta

Representantes do Sindicato estiveram em todas as agências paralisadas. O diretor executivo Daniel Reis ressalta que “mesmo com o elevado lucro, o Itaú mantém política de demissões que atinge principalmente funcionários mais experientes de agências”. Segundo ele, em muitos casos há substituição de bancários por outros com salários menores, situação que precariza a categoria e prejudica a população.

Além dos protestos nas ruas, o Sindicato organiza a divulgação de informe publicitário em jornal de grande circulação, comunicados em emissoras de rádio  e em outdoor nas proximidades da capital. Encaminhará também denúncia para o Ministério do Trabalho e Emprego.

> Áudio: ouça o spot criado pelo Sindicato

“Os bancários estão enfrentando uma rotina desumana, com clima organizacional muito ruim e pressão pelo cumprimento de metas inatingíveis”, afirma o diretor do Sindicato Júlio Cesar Silva Santos. Segundo ele, um dos principais problemas é a diminuição do quadro de funcionários.


Redação – 23/5/2012 (atualizada às 16h49)

seja socio