Pular para o conteúdo principal

Assembleia na Quadra sobre mudança no estatuto

Linha fina
Na terça-feira 14, participe da decisão que adequa documento às necessidades da categoria e aproxima ainda mais os dirigentes sindicais dos bancários nos seus locais de trabalho
Imagem Destaque

São Paulo - O estatuto do Sindicato é o que rege a relação entre os bancários e sua entidade representativa. A última vez que esse estatuto passou por atualização foi em 1992. De lá para cá, muita coisa mudou, o Sistema Financeiro, os bancários, o Código Civil foi alterado. Assim, são necessárias algumas adequações, inclusive da língua portuguesa, para modernizar o texto e torná-lo mais apropriado às necessidades da categoria.

> Quadro com a íntegra das alterações
> Vídeo: Juvandia Moreira explica propostas

O Sindicato quer fazer isso de forma transparente e com ampla participação. Por isso, enviou para a casa dos bancários sindicalizados e divulga pela FB e pelo site a proposta do novo estatuto para que se apropriem, participem e votem com clareza na assembleia que definirá a mudança. “O objetivo primordial é fortalecer a organização dos trabalhadores e melhorar a presença do Sindicato nos locais de trabalho, junto aos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Também é necessário que isso seja feito com brevidade. A eleição para a diretoria em 2014 está prevista para junho, quando ocorrerá a Copa do Mundo no Brasil. São Paulo estará cheia de turistas e os dias de jogos poderão ser feriados. A estrutura para a eleição – que abrange cerca de 3 mil locais de trabalho e quantidade de votantes semelhante à de alguns municípios brasileiros – exige, por exemplo, a contratação de centenas de táxis para transporte de urnas e mesários. Certamente, durante esse período da Copa, não haverá veículos disponíveis. Sem falar no trânsito já engarrafado que deve piorar ainda mais. Assim, uma das alterações previstas no novo estatuto é a antecipação da data prevista para a eleição, para que seja realizada com toda segurança e represente a legítima vontade dos trabalhadores.

O formato também precisa mudar para melhorar o quórum, que é muito alto, e nos adequarmos ao praticado pela maioria dos sindicatos do país. Os aposentados continuam com todos os direitos garantidos. Podem votar e serem votados, mas só contam para a composição do quórum se votarem. Da mesma forma será com os licenciados e como já acontece com os bancários em férias. Se votarem, compõem o quórum. Se não votarem, não inviabilizam o atingimento do número mínimo de trabalhadores para validar a eleição.

Nada mais muda, todos os direitos estarão garantidos. E serão até ampliados, já que a mudança prevê cotas de gênero – pelo menos 30% de um dos sexos representado na diretoria do Sindicato. E estabelece a possibilidade de representantes de base, para fortalecer a organização nos locais de trabalho em todos os bancos, como é no BB e na Caixa.


Redação - 13/5/2013

seja socio