Pular para o conteúdo principal

Negociação difícil na BV Financeira

Linha fina
Nova reunião está marcada para dia 16. Renovação da PLR, BV Móvel e demissões recentes estão na pauta
Imagem Destaque

São Paulo – As negociações com a BV Financeira não estão fáceis. Renovação de acordos e até mesmo resposta às denúncias acabam sendo travadas por falta de respeito ao processo negocial ou por impasses difíceis de resolver. Nesta quinta-feira 16, nova reunião está marcada para tratar de alguns pontos que fazem parte da negociação entre o Sindicato e a financeira desde fevereiro deste ano.

CCV – A BV Financeira não quis renovar o acordo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) e se recusou, mais uma vez, a regularizar a 7ª e 8ª horas, além de negar a adequação à súmula 124 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que prevê o pagamento de horas extras cerca de 20% superior ao estabelecido até então.

Porém, é com demissão que a BV Financeira vem respondendo aos funcionários que têm direito a receber a 7ª e 8ª horas trabalhadas. Entre janeiro e março deste ano, foram cerca de 100 demissões de trabalhadores que realizam uma jornada de oito horas ou mais, apesar de o contrato prever seis horas diárias.

O Sindicato insiste, desde 2009, na negociação para que o contrato de trabalho seja adequado à realidade dos trabalhadores, com um acordo extrajudicial por meio da CCV sobre a 7ª e 8ª horas. É o que explica a secretária-geral da entidade, Raquel Kacelnikas, ao ressaltar que, somente no mês de abril, diversas denúncias de demissões de funcionários com jornada de oito horas foram feitas ao Sindicato. “A financeira reiterou mais de uma vez que não negociaria o assunto.”

Raquel orienta os trabalhadores demitidos a procurar o Sindicato, que dará todo o suporte e orientação para que os trabalhadores tenham seus direitos reparados. “Há denúncias de que a BV Financeira mantém uma lista de ex-funcionários que buscam reparar seus direitos na Justiça e ainda partilham essa lista com outras instituições financeiras”, denunciou.

“Estamos atentos a qualquer ação da empresa que possa interferir ou amedrontar aqueles que buscam reparar judicialmente os prejuízos. Se comprovada qualquer irregularidade, iremos tomar providências”, reforçou. Segundo Raquel, na quinta-feira 16 será cobrado posicionamento do banco a respeito das denúncias e demissões.

Jornada Flexível – Em 2012, a BV Financeira assinou acordo que permitia aos funcionários optar por antecipar o início da jornada em até uma hora ou postergar em até duas horas. Porém, alguns gestores impediam os trabalhadores de utilizar a jornada alternativa.

Em vez de negociar a renovação ou aprimoramento do acordo com o Sindicato, tratou a questão individualmente, com cada trabalhador, desrespeitando a mesa de negociação firmada até então. “O Sindicato pretendia renovar o acordo, aprimorando-o no que se refere ao cumprimento por parte dos gestores que desrespeitavam. A financeira, porém, desrespeitou completamente o processo de negociação.”

PLR – A negociação sobre a renovação do acordo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) está travada. Isso porque os indicadores de avaliação estão descontando despesas no cálculo da PLR, transferindo o risco do negócio para os trabalhadores. O impasse também será debatido na mesa de negociação do dia 16.

BV Móvel – Outra demanda que será retomada na reunião diz respeito às despesas com as quais os trabalhadores tiveram de arcar com a retirada do adesivo que ficava no veículo fornecido pela empresa. Além de pagarem pelo serviço, a financeira está retirando os automóveis desses funcionários, obrigando-os a financiar um automóvel para que possam trabalhar. “Eles obrigam o funcionário a comprar um carro ou ter de se virar para realizar o trabalho, pois dependem do veículo para realizar a função.”

Acordos mantidos – Foi mantido o acordo que determina a prorrogação da licença-maternidade por 60 dias. O Acordo de Prevenção de Conflito ainda não foi renovado, porém a financeira se comprometeu a respeitar o documento assinado em 2012 até a assinatura de um novo instrumento. Portanto, continua aberto o canal de denúncia aos trabalhadores que sofrem assédio moral.

Assembleia – Na quarta-feira 15, será realizada assembleia para discutir e deliberar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da área de teleatendimento da BV Financeira. A assembleia ocorrerá na sede da financeira, na Avenida Paulista, 1.374, no auditório do 3º andar, com primeira convocação às 13h30 e segunda, às 14h.


Tatiana Melim – 13/5/2013

seja socio