Pular para o conteúdo principal

Novas normas afetam funcionários do Itáu

Linha fina
Bancários vão perder um domingo para atualização do sistema; no Emp, trabalhadores são obrigados a trabalhar dobrado para conseguir 20 dias de férias
Imagem Destaque

São Paulo – O Itaú fará seus gerentes operacionais perderam praticamente um final de semana inteiro. Isso porque o banco fará atualização do sistema tecnológico e será necessário o comparecimento do funcionário à agência para validação dos serviços realizados. O procedimento só poderá ser feito no final de semana.

Para realizar o processo de atualização, os gerentes terão de ligar no sábado para um número de telefone disponibilizado pelo banco, a partir do meio dia, confirmando o horário em que deverão trabalhar no domingo.

A diretora do Sindicato Marcia Basqueira explica que, por causa disso, os bancários ficarão em stand by no sábado e precisarão bater ponto quando chegarem à agência, no domingo. “Mas o banco só vai informar o horário em que o funcionário terá de comparecer à agência no sábado, apenas um dia antes. Por causa disso, o trabalhador não poderá se programar para nada no domingo, ou seja, vai perder o dia todo.”

Marcia ressalta que para a realização desse procedimento, o Itaú deveria ter contatado o Ministério do Trabalho e Emprego e negociado com o movimento sindical.

“De acordo com determinação da CLT, todo o trabalho a ser realizado nos finais de semana deve ser comunicado previamente, e o banco não tomou esse cuidado. Nós já contatamos a área de relações sindicais do Itaú e estamos aguardando um posicionamento”, salientou.

Emp – Os funcionários dos setores Emp que precisarem tirar férias terão de trabalhar dobrado, ou melhor, triplicado, pois ao saírem por 20 dias são cobrados a cumprirem 150% da meta nos 10 dias restantes.

“Os funcionários só conseguem tirar 20 dias de férias por ano, e o banco estabeleceu que os 150% das metas terão que ser batidos nos 10 dias restantes do mês. E a situação piora se as férias forem parceladas em duas vezes, pois neste caso, as metas de 150% terão de ser cumpridas em 20 dias, duas vezes no mesmo ano”, explica Marcia.

A diretora ressalta que o Sindicato recebe diariamente denúncias de bancários questionando essa prática do banco. “É muito importante que os bancários façam as denúncias para que possamos fazer as averiguações cabíveis e, se necessário, protestar.”


Rodolfo Wrolli – 22/05/2013

seja socio