Pular para o conteúdo principal

Aprovada pauta de reivindicações do Bradesco

Linha fina
Durante a assembleia, também foi ratificada pauta geral de resistência a investidas contra os direitos dos trabalhadores
Imagem Destaque
São Paulo – Os bancários do Bradesco aprovaram por unanimidade as propostas específica e geral de reivindicações; também ratificaram a eleição de 20 delegados que defenderão os pontos dos documentos no encontro nacional dos funcionários, nos dias 7 e 8 de junho. A pauta definitiva com as demandas será entregue ao banco após as deliberações do encontro nacional. 

> Veja a íntegra da pauta aprovada

Antes da assembleia, realizada segunda-feira 23, no Sindicato, os funcionários presentes destacaram algumas reivindicações.  A garantia do emprego foi bastante ressaltada pelos trabalhadores devido à compra do HSBC e o recente aumento de demissões verificados nas últimas semanas.

“Nós fizemos a mesma negociação com o Bradesco e com o HSBC para garantir os empregos, mas o Bradesco não está cumprindo, está realmente demitindo para receber o pessoal do HSBC”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato e bancária do Bradesco.  “Nós vamos ter reunião com o banco para cobrar uma resposta  e vamos continuar com as paralisações até que as demissões sejam interrompidas.”

“Uma das prioridades para mim é o reajuste salarial e auxílio educação, tanto para graduação quanto para pós”, contou uma bancária presente assembleia. “Tem gente que tem filho e não consegue pagar uma faculdade e o Bradesco é o único dos grandes bancos que não paga esse benefício”, acrescentou.

Questões relativas à segurança, sugeridas por muitos bancários, não foram incluídas porque são tratadas em mesas específicas de negociação com a Fenaban.

Nenhum direito a menos – Além das reivindicações particulares do Bradesco, foi aprovada também uma pauta geral de resistência a investidas contra os direitos dos trabalhadores intentadas pelo “governo” interino de Michel Temer.

Na Previdência, a intenção é aumentar a idade para se aposentar, prejudicando os que entraram no mercado de trabalho mais cedo, geralmente os mais pobres. Além disso, pretende-se a desindexação do valor das aposentadorias aos reajustes do salário mínimo. Ou seja, as pensões terão aumentos menores.

> Nota da CUT sobre reforma da Previdência Social
> Reforma da Previdência preocupa municípios
A terceirização de todas as atividades de uma empresa já foi aprovada na Câmara e é defendida por membros do atual “governo”, como os ministros do Trabalho, Ronaldo Nogueira e da Fazenda, Ilan Goldjfan – este, ex-economista chefe do Itaú.

> Itaú comanda BC no “governo” interino de Temer
> Medidas temerárias estão aí

O chamado “negociado sobre o legislado” é outra grave ameaça que paira sobre os trabalhadores. Descrito no programa de governo do presidente interino Michel Temer, pretende que as negociações coletivas prevaleçam sobre a legislação trabalhista. Atualmente, isso corre somente quando os termos do acordo coletivo são mais vantajosos do que a lei.

“Temos que pressionar muito os parlamentares, estar muito atentos”, alertou Juvandia. “Nós precisamos lutar contra todas essas ameaças que estão vindo. Estamos nos organizando com as outras categorias para fazer a resistência. Não vamos permitir nenhum tipo de investida contra os direitos dos trabalhadores”, finalizou a dirigente.


Redação – 24/5/2016
seja socio