Pular para o conteúdo principal

Fim do voto de Minerva na Funcef é prioridade

Linha fina
Empregados da ativa e aposentados cobrarão que Caixa abra mão dessa prerrogativa nos casos de impasse nos Conselhos Deliberativo e Fiscal do fundo de pensão
Imagem Destaque
São Paulo – A luta pelo fim da utilização do voto de Minerva pela Caixa foi um dos principais temas discutidos pelos trabalhadores da ativa e aposentados durante o 2º Encontro Estadual sobre Funcef, organizado pelo Sindicato e Apcef-SP e realizado no sábado 30.

Como os conselhos Deliberativo e Fiscal da Funcef têm composição numérica igual entre eleitos pelos trabalhadores e indicados pelo banco, toda vez que ocorre impasse na tomada de decisões cabe à patrocinadora (Caixa) o voto de Minerva para desempatar. O que torna a relação muito desigual.

“A Caixa tem essa prerrogativa desde 2001, mas isso não quer dizer que seja obrigada a utilizá-la. O que propomos é a consulta junto aos participantes para que eles definam o que querem para o fundo de pensão. Isso torna a gestão mais democrática até que acabemos em definitivo com esse tipo de voto”, afirma o diretor executivo do Sindicato Jackeline Machado (na foto, de pé).

Outras propostas – Além da não utilização do voto de Minerva, outras resoluções do encontro serão encaminhadas à Caixa como: haver representação dos participantes no chamado comitê de investimento da Funcef, que está sendo reformulado pelo banco; que a Caixa forneça cópias de relatório sobre o contencioso judicial no fundo de pensão; e que os conselheiros deliberativos e fiscais prestem contas periódicas. Outra cobrança é que ocorra até 14 de maio a constituição de grupo tripartite a ser integrado por representantes dos trabalhadores, do fundo de pensão e da Caixa.

Leia mais
> Sindicato apoia chapa 5 para a Funcef


Jair Rosa – 2/5/2016
seja socio