Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Abuso

Sindicato manifesta solidariedade aos trabalhadores do BNDES

Linha fina
37 funcionários do banco de desenvolvimento, incluindo uma trabalhadora grávida, foram conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal sem intimação prévia; ação viola Código de Processo Penal
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

São Paulo – Na sexta-feira 12, 37 funcionários do BNDES, incluindo uma trabalhadora grávida de 39 semanas, foram conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal e tiveram seus domicílios vasculhados, no âmbito da investigação sobre operações do banco de desenvolvimento com o Grupo JBS.

Não houve prévia intimação aos funcionários, que sempre se colocaram à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades. A ação da Polícia Federal fere o Código de Processo Penal, que determina que a condução coercitiva só pode ser utilizada caso o acusado ou testemunha não atenda intimação para interrogatório.

“O Sindicato se solidariza com os trabalhadores que sofreram tamanha violência e repudia este abuso por parte da Polícia Federal. Todos possuem residência fixa, não foram intimados anteriormente e não se recusaram a colaborar com a operação. Não é correto que, ainda em fase de investigação, sejam expostos e condenados na mídia, tendo suas reputações abaladas de forma arbitrária. Não podemos permitir que este tipo de prática se torne comum, como infelizmente temos visto ultimamente”, declarou a diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro.

“Os bancos públicos, entre eles o BNDES, estão sob ataque pelo governo Temer, que busca reduzir seu papel para o desenvolvimento do país. Episódios como esse reforçam a lógica perversa de desmonte e destruição da imagem destas instituições perante a opinião pública”, acrescenta.    

Em nota, a Associação dos Funcionários do BNDES condenou a ação arbitrária da Polícia Federal, considerando “absurdas as tentativas de criminalização das atividades do BNDES, como Banco de Desenvolvimento, e a responsabilização pessoal dos funcionários, que realizaram e realizam suas funções dentro da legalidade, de acordo com suas atribuições, respeitando normas, ritos, processos de análise sempre validados por instâncias colegiadas e orientados pelos valores do BNDES: ética, espírito público, compromisso com o desenvolvimento e excelência”.

seja socio