Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cultura

CineB Solar completa 15 anos levando arte para periferias de São Paulo

Imagem Destaque
CineB Solar completa 15 anos levando cinema gratuito à periferia

Em 21 de maio de 2007, em cerimônia na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, nascia o CineB, uma parceria entre a entidade e a Brazucah Produções para levar cinema nacional de qualidade e de forma gratuita a comunidades carentes de bairros periféricos da cidade de São Paulo e de Osasco. Quinze anos depois, o sucesso dessa iniciativa pode ser medido por números surpreendentes: o projeto já atingiu um público de cerca de 90 mil pessoas, muitas das quais nunca tinham tido a experiência de ver um filme em tela grande; já percorreu 160 bairros da cidade de São Paulo e foi além, visitando 22 cidades; exibiu 151 longas-metragens e 100 curtas-metragens, muitos em pré-estreias exclusivas.

“O projeto nasceu da convicção de que a arte tem o poder de transformar consciências, olhares, perspectivas de vida; e de que, justamente por isso, todos deveriam ter acesso à arte. Assim, resolvemos levar a sétima arte, o cinema - e em especial o nosso cinema nacional, que fala a nossa língua e mostra a nossa realidade - para os bairros pobres da capital, onde as pessoas mais carecem dessa experiência.”

Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto

Esse poder de reflexão e transformação, acrescenta Cidálio, ainda foi estimulado pelos muitos debates promovidos pelo projeto após as exibições dos filmes, e que contavam com a presença dos diretores ou produtores e atores do elenco.

Neste mês de maio, em que o CineB Solar comemora seu aniversário, preparamos um resumo das principais ações do projeto ao longo desses 15 anos. Confira:

Selo CineB do cinema brasileiro

A exibição de curta-metragens pelo CineB fez muito sucesso entre o público, que demonstrava interesse de ter cópias dos filmes. Assim, os coordenadores do projeto criaram 4 selos chamados “CineB do cinema brasileiro”. Cada selo custa apenas R$ 5, e a renda da venda é revertida para os diretores dos filmes e para as comunidades onde são exibidos. A ideia inovadora teve seu reconhecimento pelo Ministério da Cultura – no governo Dilma Rousseff -, sendo premiada pela Secretaria da Economia Criativa. Também fez sucesso entre os realizadores, sendo apoiada por diretores e produtores.

Prêmio CineB do Cinema Brasileiro

Uma das ações de fomento ao cinema nacional mais importante do projeto foi o Prêmio CineB do Cinema Brasileiro. Foram realizadas oito versões do evento, no Café dos Bancários (espaço na sede do Sindicato), reunindo os principais cineastas, atores, atrizes e produtores do cinema brasileiro, e premiando com troféus os diretores e os representantes das comunidades onde os filmes foram exibidos.

Essas cerimônias também eram apresentadas por estrelas do nosso cinema nacional: em 2019, foi a atriz Guta Strasser; em 2016, o mestre de cerimônia foi o ator Ailton Graça. Em outros anos foram Caio Blat (2015); o cantor e humorista Falcão (2013); a cantora e atriz Negra Li (2012); as atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres, em 2011; e o ator Caco Ciocler e o rapper Thaíde, em 2010.

Uso de energia solar

Em 2018, o CineB Solar passou a ser o primeiro projeto no Brasil a utilizar a energia solar nas exibições realizadas à noite. A energia do sol é captada de dia por placas solares acopladas no carro do evento, e depois transformada em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e som dos filmes. Dessa forma, usa energia limpa e ecológica. Desde então, o projeto passou a se chamar CineB Solar

Pré-estreias e sessões especiais

Alguns grandes filmes do cinema nacional foram exibidos em primeira mão pelo CineB Solar. Entre as pré-estreias realizadas pelo projeto estavam obras que depois foram sucesso nas salas comerciais, como: Bacurau; "Raul Seixas – o início , o fim e o meio"; "Sabotage"; "Marighella"; "Lula, o filho do Brasil"; "Que horas ela volta?".

Algumas dessas pré-estreias ocorreram em sessões lotadas. Foi o caso de Bacurau, que ocupou os três auditórios da sede do Sindicato e uma sala da Faculdade 28 de agosto (também na sede), chegando a um público de 400 pessoas. Outra sessão memorável de Bacurau foi na ocupação Nova Palestina, do MTST, que contou com a presença de Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, e depoimento da atriz Sônia Braga, uma das protagonistas do filme do pernambucano Kleber Mendonça.

Também foram realizadas duas 2 sessões do filme "Marighella". Uma delas no MTST, com 1 mil pessoas presentes. O evento contou com a presença do diretor do filme, Wagner Moura, e dos atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além de parte da equipe técnica. E também com a presença de Guilherme Boulos. A segunda foi na Quadra dos Bancários, e contou com um público de 600 pessoas.

Inovação durante a pandemia

Mesmo na pandemia, o projeto não parou. Obedecendo a todas as medidas de segurança, continuou levando arte e lazer para as comunidades naquele momento tão difícil. Em 2020, o CineB inovou com novos formatos que permitiam exibir filmes mantendo ao mesmo tempo o isolamento social e evitando aglomerações:

  • CineB on-line: eram lives com exibição de filmes e debates com representantes do cinema brasileiro;
  • CineB Solar na Janela: foram escolhidos espaços nas comunidades que ficavam entre prédios, possibilitando que os moradores assistissem às exibições das janelas de seus apartamentos;
  • CineB Autorama: foi retomado o modelo de exibição dos charmosos drive-ins das décadas de 50 e 60, com exibições ao ar livre, assistidas pelas pessoas de seus carros.

CineB Solar na imprensa

Durante esses 15 anos, o CineB Solar foi destaque em muitos jornais de bairros e programas televisão, como no Programa Metrópolis e no Programa Manos e Minas, ambos da TV Cultura) e na TV Câmara São Paulo.

seja socio