O nível de endividamento na categoria é uma preocupação do Comando Nacional dos Bancários. Por conta disso, a consulta da Campanha Nacional 2024 aborda esse tema em um dos seus itens. O questionário está disponível desde 18 de abril, no site da entidade, e suas respostas balizarão a construção da pauta reivindicatória deste ano.
Na consulta, o bancário ou bancária pode informar anonimamente se possui dívidas (em atraso ou em dia) relacionadas a cheque especial, cartão de crédito, financiamento imobiliário, entre outras. Esse mapeamento será importante para o sindicato abordar o tema na mesa negocial.
Clique aqui para responder a Consulta Nacional
De acordo com Flavio Moraes, presidente da Bancredi (Cooperativa de Crédito dos Bancários), a categoria bancária é extremamente endividada. Entre os trabalhadores solteiros, Moraes explica que o cartão de crédito é o principal agente de endividamento. Já entre os bancários casados e com filhos, a situação é agravada por dívidas imobiliárias, escola das crianças e empréstimos, comenta o presidente.
Conte com a Bancredi
Criada em 1999, a Cooperativa de Crédito dos Bancários, parceira do sindicato, permite ao trabalhador substituir dívidas com taxas elevadas por juros menores, economizando e reorganizando as contas. As taxas da Bancredi são até 50% menores do que as de outras instituições financeiras.
Entre os serviços disponibilizados pela Bancredi, estão a antecipação do 13º, da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. No caso do IR, a Bancredi antecipa até 70% do valor da restituição.
"A Bancredi procura trabalhar com os menores juros possíveis, mas isso também não é uma tarefa fácil. Isso porque seguimos regras do Banco Central, bem como respondemos ao FGCoop, que é o fundo garantidor das cooperativas de crédito. Além disso, temos a responsabilidade de manter o equilíbrio da cooperativa. Mesmo assim, buscamos oferecer aos bancários endividados a oportunidade de trocarem dívidas de juros mais altos pelos nossos", relata Flavio Moraes.
Interessado em sair do sufoco? Então faça uma simulação entrando em contato com a Bancredi.
PAC MARTINELLI
Rua São Bento, 413, Centro - São Paulo
Fone: (11) 3188-5314 ou (11) 3188-5315
Horário de Atendimento
De segunda a sexta, das 10h às 16h