Pular para o conteúdo principal

Aditivo do Santander tem aprovação unânime

Linha fina
Acordo, válido por dois anos, garante avanços a funcionários das agências e concentrações
Imagem Destaque

São Paulo - Os trabalhadores do Santander Brasil garantiram por mais dois anos as conquistas do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. Em assembleia realizada na segunda 25, no Sindicato, os empregados de agências e concentrações aprovaram por unanimidade a renovação do instrumento.

Entre as conquistas estão a ampliação das bolsas de estudos, de 2.300 para 2.500, e o aumento do valor do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS), que passa de R$ 1.500 para R$ 1.600 sem descontar da PLR da categoria. O crédito do PPRS ocorrerá com o pagamendo da segunda parcela da PLR, cujo prazo final é 2 de março de 2013.

Nas cláusulas sociais, quem utilizar a licença não remunerada de até 30 dias por ano passa a receber os vales refeição e alimentação. Além disso, foi retirada a vinculação do período de licença-adoção em função da idade do adotado, e adotantes podem optar entre 120 ou 180 dias.

Outro avanço foi a inclusão de nova cláusula que garante igualdade de oportunidades a todos os trabalhadores da empresa, inclusive às pessoas com deficiência. 

“Os trabalhadores do Santander continuam sendo os únicos entre os bancos privados a contar com um acordo que assegura conquistas além da convenção coletiva da categoria. O período de validade por dois anos dará mais tranquilidade a todos”, afirma a coordenadora da mesa de negociação, Rita Berlofa. “Esse resultado histórico é fruto das mobilizações dos trabalhadores e do empenho do Sindicato nas negociações com o banco.” 

Na assembleia também foi aprovada a taxa negocial de 0,3% sobre a PPRS. 

Venda responsável – Após reivindicação do Sindicato e da UNI (Sindicato Global), o banco se comprometeu a assinar carta de intenções de venda responsável de produtos. Dessa forma, o Santander – que tem compromisso similar junto à Comunidade Européia – será o primeiro banco na América Latina a atender à reivindicação. O documento está em fase de redação com assinatura prevista para a quinta 28.


Redação - 25/6/2012
(Atualizado às 13h14 de 30/8/2012)

seja socio