Pular para o conteúdo principal

Afubesp completa 29 anos de fundação

Linha fina
História da Associação dos funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp marcada pela luta em defesa dos trabalhadores
Imagem Destaque

São Paulo - A Afubesp - Associação dos funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, completa 29 anos nesta quinta-feira 21 com muita história e luta em defesa do pessoal da ativa e aposentados do banco.

Foi uma das protagonistas na luta contra a privatização do Banespa e manteve-se na linha de frente das negociações, junto aos sindicatos, com o objetivo de evitar que ocorresse no Banespa a mesma política de terra arrasada verificada em outras empresas privatizadas.

A manutenção da Cabesp e do Banesprev, a construção e as contínuas renovações de acordo aditivo, que avançam a cada ano, permitiram que milhares de banespianos se aposentassem com todos os direitos, são alguns dos resultados obtidos graças a atuação dos sindicatos com a colaboração significativa da Associação.

Sempre em movimento, a Afubesp participa atualmente de outras frentes de batalha pelos direitos de seus associados como a a formação dos GTs que discutem melhorias nas condições de trabalho, Call Center, diminuição das taxas de juros e isenção de tarifas tanto para os funcionários quanto os aposentados do banco, a implantação de uma gestão mais democrática e participativa no Santanderprevi, antigo Holandaprevi.

Tudo isso sem deixar para traz as demandas já existentes como a manutenção dos diálogos em Brasília na luta pela recuperação dos títulos públicos dos pré-75 travada há quase uma década pela CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa).

Banesprev e Cabesp - A preservação das joias dos banespianos, Banesprev e Cabesp, estão no cotidiano da Afubesp. No caso do fundo de pensão, a entidade está empenhada em colaborar na resolução dos problemas do déficit do Plano II, além de cobrar uma solução definitiva para tranquilizar os participantes dos planos V e Pré-75.

No que diz respeito à Cabesp, a Afubesp atua na fiscalização da gestão, que deveria ser voltada mais a saúde e interesses dos associados, sem negligenciar as finanças. Também colabora na intermediação entre associados e caixa beneficente e reivindica uma rede credenciada à altura das necessidades de cada região. Outra bandeira da Associação é por campanhas de prevenção de doenças crônicas.

Qualidade de Vida e serviços - Buscando promover momentos de lazer e integração entre os colegas, a Afubesp criou, o Programa Qualidade de Vida, que oferece passeios, oficinas e palestras sobre temas variados. Nestes quase seis anos de existência, cerca de 500 banespianos participaram das atividades do projeto.

Outro diferencial da entidade são os serviços que ela oferece. O apoio jurídico e os inúmeros convênios e parcerias celebradas nos setores educacional, de saúde, lazer e consumo completam e agregam valor para os associados e seus dependentes.


Érika Soares - Afubesp

seja socio