Pular para o conteúdo principal

Congresso aprova pauta específica do BB

Linha fina
Para fortalecer mobilização de toda a categoria será mantida a Campanha Nacional Unificada
Imagem Destaque

São Paulo - As propostas dos bancários para emprego, remuneração, saúde, previdência, condições de trabalho e segurança bancária, além do papel do Banco do Brasil e do sistema financeiro nacional foram debatidas por delegados de todo o país no 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.

> Vídeo: diretores do Sindicato comentam congresso do BB

O evento, entre os dias 15 e 17 de junho, em Guarulhos, reuniu cerca de 300 delegados que definiram como prioridade a valorização no Plano de Carreira e Remuneração – com adoção do piso do Dieese e mais promoções para todos –, lutar por melhores condições de trabalho nas agências, nos complexos, nas Plataformas de Suporte Operacional (PSO) e centrais de atendimento (CABB). “Foi importante discutir problemas comuns e definir estratégias para pressionar a empresa a resolver várias pendências. A falta de pessoal, por exemplo, é um das questões que só podem ser resolvidas com a ampliação do quadro de empregados”, afirma o diretor do Sindicato William Mendes.

Banco público – Para a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, o mote do congresso (BB público de verdade, para o Brasil e os bancários) deverá nortear as manifestações dos trabalhadores neste ano. “Nosso desafio é lutar para que a direção do banco adote política que de fato represente seu papel de empresa pública voltada para o crescimento do país. Não pode, por exemplo, haver cobrança de tarifa para conceder crédito a quem necessita. Também não é possível permitir o assédio moral e nem tratar de forma diferente seus funcionários. Nas centrais de atendimento, por exemplo, há pessoas que exercem as mesmas funções, mas recebem remuneração diferente. Além disso, a Cassi e a Previ têm de ser para todos, indistintamente, e com qualidade”, afirma, acrescentando que uma das resoluções do 23º Congresso é a organização de encontro nacional dos trabalhadores de bancos incorporados. “Esses bancários enfrentam problemas similares e uma ação conjunta será mais eficaz para pressionar o BB a resolver.” 

Unificada – A Campanha Nacional 2012 manterá o mesmo formato dos últimos anos com negociação específica dos representantes dos trabalhadores com o Banco do Brasil ocorrendo simultaneamente às gerais da categoria com a federação dos bancos (Fenaban).

Leia mais
> Congressos aprovam reivindicações do BB e Caixa


Redação - 18/6/2012

seja socio