Pular para o conteúdo principal

BCV não pode compensar gratificação na PLR

Linha fina
Sindicato não aceita postura do banco que primeiro anunciou “salário extra” e depois determinou o desconto desse valor na Participação nos Lucros e Resultados dos funcionários
Imagem Destaque

São Paulo – “Em reconhecimento à sua dedicação e compromisso no ano de 2012, você receberá no dia 15 de março um salário extra, proporcional aos meses trabalhados no ano em questão, que NÃO SE TRATA DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL (Bônus ou PLR)”. Esse foi o início do comunicado, inclusive com a mesma grafia em destaque, enviado aos bancários pelo grupo BMG, do qual o Banco de Varejo e Crédito (BCV) faz parte.

Porém, veio a surpresa. O BCV quer descontar o valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos trabalhadores que, somente em 2012, contribuíram para que a instituição financeira tivesse um lucro de R$ 170 milhões.

“O Sindicato não aceita a compensação do valor pago em março a título de gratificação. Conforme determina o acordo coletivo, esse valor não pode ser compensado na PLR”, explicou Raquel Kacelnikas, secretária-geral do Sindicato.

A dirigente acrescentou que o valor total da PLR já deveria ter sido distribuído em 31 de março, prazo estabelecido em acordo para o pagamento da última parcela. “O Sindicato já se posicionou contra essa tentativa do banco e informou a instituição financeira da decisão. Agora estamos no aguardo da posição do banco referente à data de pagamento, que, diga-se de passagem, está bastante atrasada”, finalizou Raquel.


Tatiana Melim – 14/6/2013

seja socio