São Paulo – O Centro de Documentação do Sindicato (Cedoc) passará por um processo de reorganização e está fechado ao público desde quarta-feira 26. Esse trabalho é a primeira etapa do projeto de digitalização de todo o seu acervo, que depois será totalmente disponibilizado na internet. A previsão é que o processo seja concluído em um ano.
“O Cedoc reúne documentos que contam os 90 anos desse Sindicato, que é um dos maiores e mais antigos do Brasil. Assim, o Cedoc é também um dos maiores acervos sobre a trajetória do movimento sindical brasileiro e, consequentemente, sobre a história do país. Digitalizar esse material é uma forma de preservá-lo e de ampliar e facilitar o acesso ao público”, explica a secretária de Formação do Sindicato e coordenadora do Centro de Pesquisa 28 de Agosto, Neiva Ribeiro. “Ou seja, o centro está se reestruturando para melhor atender a demanda de pesquisadores e público em geral.”
O Cedoc foi criado em 1992. O espaço situado no subsolo da sede do Sindicato armazena fotos, todas as edições da Folha Bancária – principal meio impresso de comunicação do Sindicato com sua base – e demais materiais produzidos durante essas nove décadas de atuação do Sindicato. A implementação do projeto compreende, além das etapas de organização e de digitalização, a elaboração de um guia geral do arquivo e a criação de instrumentos de busca e do portal de acesso pela internet. Calcula-se que a conclusão desse processo resulte em pelo menos 1 milhão de imagens digitais.
Atendimento – O Cedoc permanecerá fechado ao público durante todo o processo de digitalização. Nesse período, os usuários que necessitarem consultar o acervo deverão entrar em contato para agendar visita. Os livros, porém, só estarão disponíveis para consulta, não para empréstimos.
As demandas ao Cedoc devem ser feitas pelo 3188-5309 ou 3372-1248, das 9h30 às 18h30.
Leia mais
> Livro tem artigo sobre o Cedoc
Redação - 27/6/2013
Linha fina
Centro de Documentação do Sindicato reúne material que conta as 90 décadas de trajetória da entidade. Após término do processo, documentos estarão disponíveis na internet
Imagem Destaque