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Clientes e bancários unidos contra abusos do Itaú

Linha fina
Manifestações conscientizam clientes do banco sobre problemas vividos por seus trabalhadores
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São Paulo – Agências lotadas, trabalhadores sobrecarregados e clientes insatisfeitos geraram um protesto promovido pelo Sindicato em unidades do banco Itaú nesta quarta-feira 26. O ato fez parte da campanha de valorização dos funcionários da instituição, mas teve como alvo principal o cliente.

> Fotos: galeria das manifestações

As manifestações se concentraram em três agências na capital paulista, localizadas na Rua Barão de Itapetininga e avenidas Faria Lima e Paulista. Nessas unidades, foi distribuído o Jornal do Cliente, material informativo denunciando as condições precárias de trabalho e os desrespeitos e abusos com que os bancários têm de conviver diariamente.

“Muitas agências estão com número de trabalhadores inferior ao necessário para propiciar bom atendimento. Há casos de empregados que sequer almoçam por terem de cumprir metas inatingíveis de venda de produtos. Muitos têm a vida pessoal comprometida em função de permanecer diariamente até 12 horas no banco e sofrer assédio moral. Situação que compromete a saúde física e mental desses empregados”, diz trecho do informativo distribuído aos clientes.

Altos lucros, demissões e péssimos serviços – De acordo com a diretora do Sindicato Valeska Pincovai, a população compreendeu os motivos das manifestações e apoiou as reivindicações dos bancários. “Muitos clientes disseram: ‘tem que protestar mesmo, esses bancos lucram uma fortuna, cobram altas tarifas e, em troca, oferecem péssimos serviços’”, conta a dirigente.

O lucro do Itaú em 2012 foi de R$ 14 bilhões. No mesmo período, o banco reduziu 8 mil postos de trabalho. Só nos três primeiros meses deste ano, a instituição lucrou R$ 3,5 bilhões e demitiu 700 trabalhadores.

O balanço do próprio banco revela que, em 2012, foram distribuídos R$ 9 milhões para cada um dos seus diretores. Desde a fusão com o Unibanco, em 2008, o Itaú reduziu o quadro de funcionários de 108.458 para 89.615 em todo Brasil.

Mais ações – O Sindicato publicou também anúncio no jornal Metrô News e um Frontlight – espécie de outdoor luminoso –, em Guarulhos, com texto denunciando os motivos do protesto e as práticas da direção do Itaú que afetam seus trabalhadores e clientes.

Valorização – Trabalhadores do Itaú estão desde o início de abril mobilizados em agências e centros administrativos em todo o país para reivindicar o fim das demissões, da rotatividade, do horário estendido e das metas abusivas. Esses são os eixos centrais da campanha nacional de valorização dos funcionários do banco.

Renumeração, emprego, saúde do trabalhador, plano de saúde e previdência complementar são outras exigências explicitadas na campanha, que tem como mote uma paródia da música do cantor Roberto Carlos, Esse Cara sou Eu.


Rodolfo Wrolli – 26/6/2013

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