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Daycoval demite bancário por denunciar assédio

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Trabalhador foi dispensado após utilizar o canal de denúncias criado pelo próprio banco para combater essa prática na instituição
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São Paulo – Em vez de melhorar as relações e condições de trabalho, o canal de denúncias do Daycoval serve para demitir funcionários que relatam casos de irregularidades. Dessa vez, a perseguição veio do próprio dono da instituição financeira, que dispensou um bancário por ter feito denúncia de assédio moral no instrumento criado pelo banco para combater este tipo de prática.

Ao fazer o relato, com medo de represálias e perseguições, o trabalhador preferiu não se identificar, uma vez que o sigilo era uma das garantias do canal. Mesmo assim, após seis anos de dedicação, sendo três de contrato de trabalho irregular como pessoa jurídica, foi chamado na sala do dono do banco, onde, questionado, confirmou ser o autor da denúncia. No dia seguinte, foi demitido.

Assédio moral - Isolado de suas funções no departamento, o trabalhador resolveu denunciar como estava sendo “boicotado” pelo gestor da área. O bancário, mesmo com formação específica para atuar no setor designado, foi vítima de isolamento como se não fosse qualificado para atuar no cargo.

“Atualmente, não faço nada além de uma tarefa que se assemelha a de um arquivista de forma digital, pelo computador. Uma tarefa que não requer nenhum conhecimento ou formação específica. Todas as demais tarefas são delegadas a outros colaboradores. Não participo de reuniões e não opino em nenhuma situação”, diz trecho do texto enviado aos representantes do Recursos Humanos.

A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, criticou o Daycoval. “O banco, além de não resolver as denúncias antigas e constantes sobre assédio moral, aprimorou a forma de perseguir aqueles que denunciam irregularidades ou condições ruins no ambiente de trabalho”. A dirigente relembrou que o canal de denúncia foi resultado de negociação entre o banco e o Sindicato devido aos casos recorrentes de assédio que chegaram à entidade.

> Daycoval apresenta ações para combater assédio

Segundo Raquel, o Sindicato, ao entrar em contato com o RH do banco, foi informado de que a demissão não passou de coincidência. “Não é possível que o banco insista em querer dar desculpa sendo que ao demiti-lo apresentou a denúncia feita pelo bancário, indagando se era ele que havia mandado. Essa prática nos leva a orientar o bancário a sempre procurar o Sindicato em vez de utilizar o canal do banco, pois poderá correr o risco de ser demitido.”

Os bancários que sofrem situação semelhante de assédio moral e isolamento podem entrar em contato com o Sindicato por meio do 3188-5200 ou clique aqui.


Tatiana Melin - 5/6/2013

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