Pular para o conteúdo principal

Protesto em concentrações contra silêncio do Itaú

Linha fina
Trabalhadores do CAT, CA Brigadeiro e ITM receberam a campanha de valorização dos funcionários
Imagem Destaque

São Paulo – Demissões, sobrecarga de trabalho, metas inalcançáveis. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos bancários do Itaú nos últimos meses e que motivaram o Sindicato a criar a campanha de valorização dos funcionários. Nesta quarta 12 ela chegou às concentrações ITM, CAT e CA Brigadeiro.

> Fotos: galeria com imagens dos atos

O clima em diversos locais de trabalho é de revolta e insegurança. Entre as queixas estão a falta de condições de trabalho e o descaso da direção do banco em resolver os problemas. As reivindicações já foram entregues, mas continuam sem resposta alguma.

> Bancários entregam reivindicações ao Itaú

A instituição financeira, uma das maiores do país, cortou postos de trabalho e demitiu cerca de 8 mil trabalhadores em 2012. No primeiro trimestre desse ano, o lucro líquido do Itaú alcançou R$ 3,472 bilhões, crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2012. No entanto, de janeiro a março de 2013, cortou nada menos que 708 postos de trabalho, chegando a um total de 89.615 empregados no Brasil. Em um ano, a redução de vagas foi de 6.679.

ITM – Um dos principais problemas no centro administrativo localizado na Vila Leopoldina (foto acima) é a cobrança abusiva por metas. Segundo o dirigente sindical Antonio Soares, o Tonhão, as metas de vendas estão cada vez maiores e inalcançáveis para os operadores, tanto no segmento pessoa jurídica quanto pessoa física e também no núcleo Uniclass.

Segundo ele, alguns trabalhadores não conseguem tempo nem mesmo para ir ao banheiro, pois são penalizados em seu desempenho.

Os bancários do ITM receberam a campanha positivamente e uma atividade lúdica com atores cantando o mote da campanha marcou a ação do Sindicato.

CAT – No Centro Administrativo Tatuapé (foto à direita) o clima também está tenso. É o que afirma o diretor do Sindicato Sergio Lopes, o Serginho, relatando como principal problema o “enxugamento” do quadro funcional. As demissões foram em várias áreas, gerando acúmulo de trabalho. No CAT funcionam call center, Itaucred, câmbio, ouvidoria entre outras importantes áreas.

CA Brigadeiro – Os funcionários do centro administrativo que fica na região da Avenida Paulista (foto ao lado) também receberam muito bem a campanha de valorização. Junto com a edição mais recente da Folha Bancária, o diretor do Sindicato Antonio Alves, o Toninho, entregou aos trabalhadores folder sobre assédio moral elaborado pela Secretaria de Saúde da entidade.

As manifestações pela valorização dos funcionários do Itaú continuarão em diversos departamentos e agências.

Leia mais
> Itaú distribuiu R$ 9 milhões para cada executivo em 2012


Gisele Coutinho – 12/6/2013

seja socio