São Paulo - Sexta-feira é o último dia! Os bancários que quiserem pedir de volta o valor descontado do imposto sindical têm até as 18h do dia 28 de junho para acessar o site do Sindicato e pedir o reembolso (clique aqui).
Este ano, os trabalhadores também podem doar a totalidade ou parte do valor para colaborar com o belo trabalho realizado pela Fundação Projeto Travessia na reintegração, às famílias, de crianças e adolescentes que estão nas ruas (leia abaixo).
O imposto sindical é um tributo criado durante o governo de Getúlio Vargas, há mais de 70 anos. É uma taxa compulsória, da mesma forma como o IPTU ou o IPVA. Assim, todo mês de março, os trabalhadores com registro em carteira, independentemente da categoria profissional, sofrem o desconto que equivale a um dia de trabalho (3,33% do salário).
Do total descontado, 10% vão para o Ministério do Trabalho, 10% para as centrais sindicais, 5% para a confederação nacional, 15% para as federações estaduais e a maior parte, 60%, para os sindicatos.
O Sindicato defende que o trabalhador deve sustentar sua entidade representativa, mas isso deve ser feito democraticamente, com contribuições decididas em assembleia. Por isso, pelo oitavo ano consecutivo devolve a parte que lhe cabe (os 60%) aos bancários com cadastro ativo na entidade e que solicitarem o reembolso.
Por mais de uma década, a entidade manteve liminar isentando os bancários da cobrança. A medida, no entanto, foi cassada pela Justiça em 2005, quando os bancários voltaram a sofrer o desconto e o Sindicato passou a devolver sua parte. Dúvidas – Em caso de dúvidas, o trabalhador tem à disposição uma central de atendimento criada exclusivamente para esse assunto, pelo 3188-5225.
O telefone está ativo das 8h às 22h, com exceção do dia 28, quando o atendimento será encerrado às 18h. Essa central telefônica também pode fornecer o número da matrícula sindical ao trabalhador.
Doe - pela primeira vez neste ano, ao solicitar a devolução dos 60% do imposto sindical, o bancário poderá doar parte ou a totalidade do valor à Fundação Projeto Travessia, ação social do Sindicato na luta por uma sociedade mais humana e justa, que reintegra crianças e adolescentes em situação de rua a suas famílias.
Com o trabalho desenvolvido desde 1995, o Travessia abrangeu mais de 13.700 pessoas, entre crianças, jovens e familiares. Além das atividades de arte-educação nas ruas, o Travessia realiza projetos em comunidades vulneráveis, com o objetivo de impedir que outras crianças abandonem suas casas.
O projeto é mantido por meio de parcerias e doações e você pode participar. Faça diferença, doe ao Travessia!
Redação - 28/6/2013
Linha fina
Até dia 28, bancários com cadastro ativo no Sindicato podem solicitar devolução do imposto sindical descontado dos holerites em março
Imagem Destaque