Pular para o conteúdo principal

Bancários do Bradesco e HSBC juntos por empregos

Linha fina
Após aval do Cade, trabalhadores dos dois bancos estarão unidos em Dia Nacional de Luta, na terça 21, e também em negociação com o Bradesco no dia seguinte
Imagem Destaque
São Paulo – Após o Conselho Nacional de Defesa Econômica (Cade) bater o martelo e autorizar o Bradesco a adquirir as operações do HSBC no Brasil – decisão publicada em 8 de junho –, os bancários dos dois bancos estarão unidos em defesa dos empregos e direitos. Na terça-feira 21, será realizado nacionalmente um grande Dia Nacional de Luta envolvendo os trabalhadores das duas instituições.

> Autorizada compra do HSBC pelo Bradesco

“Estaremos presentes em concentrações bancárias das duas instituições em defesa dos empregos. No Bradesco, a política de cortes tem se intensificado. É um absurdo que um banco com lucros exorbitantes demita tanto. Os bancários que permanecem estão sobrecarregados e são assediados moralmente, o que os leva ao adoecimento. Mesmo doentes, muitos continuam trabalhando, mesmo de posse do atestado médico, por medo de serem os próximos demitidos”, relata a dirigente sindical e funcionária do Bradesco Sandra Regina.

Com lucro de R$ 4,113 bi no primeiro trimestre, o Bradesco cortou 1.466 postos de trabalho no período. Em 12 meses, de março de 2015 a março de 2016, já são 3.581 vagas a menos.

“Estaremos juntos para reivindicar a manutenção dos empregos e mais contratações para solucionar a defasagem que ocorre nos dois bancos. Além disso, defenderemos a unificação de direitos. Não vamos aceitar nenhuma perda de conquistas. Continuaremos acompanhando de perto o processo de incorporação para que não existam prejuízos para os trabalhadores”, enfatiza a dirigente sindical e funcionária do HSBC Liliane Fiuza.

Um exemplo de direito a ser unificado é o auxílio-educação, já disponibilizado para os funcionários do HSBC, mas ainda não para os do Bradesco. “Queremos que essa conquista seja assegurada nas duas instituições”, afirma Liliane.

Negociação – O Dia Nacional de Luta ocorre na véspera da negociação entre a direção do Bradesco e as Comissões de Organização dos Empregados (COE) dos dois bancos: será na quarta-feira 22 na Cidade de Deus, concentração bancária localizada em Osasco.

Além de defender a manutenção de direitos e empregos nos dois bancos, os representantes dos trabalhadores querem debater as prioridades da pauta de reivindicações específica dos funcionários do Bradesco. “Nossas prioridades são os empregos, auxílio-educação, adiantamento de férias, plano de cargos e salários, remuneração total, segurança bancária, plano de saúde e seguro saúde, fim do assédio moral e cobrança abusiva por metas”, explica Sandra Regina.

“Também apresentaremos ao Bradesco a pauta de reivindicações específicas dos bancários do HSBC, que tem como prioridades a manutenção dos empregos, plano de cargos e salários, segurança, previdência complementar e plano de saúde”, acrescenta Liliane.

Leia mais
> Manter emprego e direitos é prioridade no HSBC
> Bradesco: na entrega da pauta, bancários cobram empregos 


Felipe Rousselet - 17/6/2016
seja socio