As eleições para delegados sindicais da Caixa acontecem entre 25 de junho e 6 de julho. A figura do delegado é uma conquista da Campanha Nacional Unificada, prevista na cláusula 45 do Acordo Coletivo de Trabalho da Caixa. As inscrições de candidatos encerraram-se no dia 19.
“Os delegados são de extrema importância na organização dos trabalhadores. São responsáveis por levar demandas dos locais de trabalho ao Sindicato, que cobrará o banco, e por encaminhar informações sobre a atuação da entidade para cada unidade”, explica o dirigente sindical e empregado da Caixa Danilo Perez.
A Apcef-SP (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo) enviará o material necessário para realização do pleito para cada unidade, cabendo aos empregados a organização da eleição. Encerrada a votação, a ata com os votos deve ser enviada à Apcef-SP.
Serão eleitos na proporção: até 100 empregados, um delegado sindical; de 101 a 200, dois delegados; de 201 a 300, três representantes; de 301 a 400, quatro delegados; acima de 401 empregados, cinco delegados.
Nos locais com turnos diurnos e noturnos, poderá ser eleito um delegado para cada turno.