Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conselhos gestores

CRST: vote nos candidatos apoiados pelo Sindicato

Linha fina
Centros de Referência em Saúde do Trabalhador oferecem auxílio em casos de acidente de trabalho e tratamento clínico, dentre outros serviços; participe da eleição
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

Acontece no dia 26 de junho, quarta-feira, a eleição para os conselhos gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). A população deve votar em representantes que defendam seus interesses neste espaço responsável pelo controle, avaliação e implantação das ações de saúde ligadas ao trabalho. Neste sentido, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apoia candidatos em todos os seis CRSTs: Leste/Itaquera; Sul/Santo Amaro; Norte/Frequesia do Ó; Sudeste/Mooca; Oeste/Lapa; e Centro/Sé.

Confira os candidatos do Sindicato:

Leste/Itaquera: André Bezerra e Edegar Oliveira

Sul/Santo Amaro: Antônio Ribeiro Netto e Silmara Silva

Norte/Freguesia do Ó: Sérgio Augusto Sobrinho

Sudeste/Mooca: Maurício Danno e Fábio Pereira

Oeste/Lapa: Welington Prado Correa e Franscisco Carlos Pugliese

Centro/Sé: Anatiana Alves Rosa e Maria Cleide Queiroz

“Com os cortes na saúde, os CRSTs são atingidos. Há servidores que se aposentam e não são repostos, pois a prefeitura não abre concurso. Mesmo assim, os CRSTs têm reconhecido um grande número de doenças dos trabalhadores bancários e ajudado a mostrar ao INSS esse problema, pois as empresas, embora adoeçam muito, não admitem e não registram a doença do trabalho", diz Carlos Damarindo, secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato. “Por isso precisamos que esse importante instrumento seja mantido e, para tal, pedimos a todos que votem em suas regiões, onde moram ou onde trabalham, para fortalecer essa luta”, completou.

Para votar, é necessário ser morador ou trabalhar no bairro em questão. O eleitor deve apresentar RG e comprovante de endereço. A votação acontece nos próprios CRSTs. Confira abaixo a localização de cada um deles:

Como funcionam

Os CRSTs estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são seis unidades dotadas de estrutura voltada para o auxílio gratuito ao cidadão, com ou sem carteira de trabalho, a notificar e diagnosticar doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional. Inclusive faz emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para que o INSS reconheça uma doença ou acidente de trabalho.

Para ter acesso aos serviços do CRST o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do serviço, apresentar comprovante de endereço, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.

seja socio