Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Previdência

Revisão do equacionamento: 7 meses de silêncio

Linha fina
Pedido da Fenae para tratar da resolução 30 do CNPC continua sendo ignorado pela Funcef
Imagem Destaque
Arte: Fenae

Desde novembro do ano passado, quando o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) publicou resolução que possibilita a extensão de prazos dos planos de equacionamentos, a Funcef continua ignorando seus participantes. A aplicação da resolução nos três planos de equacionamento do Reg/Replan Saldado e dos dois do Reg/Replan Não Saldado possibilitará a diminuição do total pago mensalmente pelos participantes, aposentados, em sua maior parte. As informações são da Fenae

Passados sete meses, a Funcef não apresentou nenhum estudo de viabilidade e nem uma proposta de readequação do equacionamento para os participantes. Preocupada, a Federação Nacional das Asssociações do Pessoal da Caixa (Fenae) enviou, há quase um mês, ofício solicitando reunião para tratar da resolução 30 do CNPC e entender o motivo da demora, mas a Funcef nunca respondeu. A Fenae já foi à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) entender se havia algum impedimento que justificasse essa demora, mas a Previc respondeu que as entidades gestoras dos fundos de pensão têm liberdade para aplicação da resolução.

Na divulgação dos números do primeiro trimestre, a Funcef teve nova oportunidade de apresentar solução que amenizasse o pesado fardo carregado pelos participantes, ao ter cerca de 20% dos seus proventos designados para os pagamentos extraordinários, mas não o fez. Apesar de diretores se manifestarem em suas páginas pessoais sobre o assunto, oficialmente nenhuma resposta foi dada ao participante.

“É inadmissível que a Funcef continue ignorando os seus participantes. Se há uma chance real de tornar a vida dessas pessoas menos sofrida, essa deveria ser uma prioridade dentro da fundação ”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Diante do descaso com os participantes, a Fenae lançou um abaixo-assinado para entregar à diretoria da Funcef. Ainda dá tempo de fazer parte, basta clicar aqui e assinar a petição. Ajude também a divulgar o documento para outros participantes usando a hashtag #SóDependeDaFuncef. 

"Participe do abaixo-assinado, pois é mais uma forma de pressão que os participantes farão sobre a diretoria de nosso fundo de pensão", completou Valter San Martin, dirigente sindical e diretor coordenador da Regional São Paulo da Anapar.

seja socio