Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Insensível

Banco Carrefour demite quase 40 sem motivo durante pandemia

Linha fina
Demissões não tiveram justificativa real e incluiram pessoas com deficiência e trabalhadores com resultados positivos
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O Banco Carrefour segue sua trajetória de insensibilidade para com os trabalhadores durante a pandemia de coronavírus e continua demitindo na maior crise de sanitária da nossa época. Segundo o banco, foram 36 demitidos, mas os funcionários relatam que o número de desligamentos foi bem maior, podendo chegar a 50.

As demissões sem justificativa plausível envolveram pessoas com deficiência (PCDs) e empregados que, mesmo durante a quarentena, seguiam batendo suas metas.

Além da falta de consciência social e da insensibilidade ao demitir trabalhadores durante a pandemia, as desculpas criadas pelo banco e o modo como os desligamentos foram feitos tornam o processo ainda mais cruel.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

Um dos demitidos voltou de afastamento médico no início da quarentena e começou a trabalhar em regime de home office uma semana após o retorno. Mesmo no período de readaptação, conseguiu bater as metas estabelecidas pelo banco, ainda que com problemas na internet e no sistema do banco.

Banco Carrefour demite trabalhadores na quarentena

"No dia 10, tentei logar no sistema e não consegui e, na sequência fui chamado para uma reunião com meu coordenador. Fui demitido por vídeo-chamada, sob a justificativa de que eu não estava 'performando', o que não é verdade", disse o trabalhador.

As demissões sem nenhum respeito pelo trabalhador marcaram os desligamentos que o Banco Carrefour vem promovendo.

"Tinha uma reunião agendada com meu gestor e assim que liguei a câmera ele me demitiu, alegando que eu tinha baixa performance. No meu setor, as metas não foram reduzidas durante a pandemia e, ainda assim, eu continuava entregando resultados positivos. A justificativa é falsa", relatou outra trabalhadora.

A secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro, diz que a atitude do banco já seria repudiável em tempos de normalidade, mas que torna-se ainda pior durante a pandemia.

"O banco afirma que não vai reverter as dispensas e, a partir disso, o Sindicato insiste em uma negociação para garantir aos demitidos um ressarcimento, como a extensão de alguns direitos por um determinado período", explica a secretária.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio