Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Banco Carrefour demite trabalhadores na quarentena

Linha fina
Pelo menos 15 bancários foram desligados com justificativa de “baixa performance” em meio à crise sanitária
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

O Banco Carrefour descumpriu compromisso assumido com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e demitiu 15 trabalhadores nesta quarta-feira (10), em plena pandemia de coronavírus. Além da desumanidade de desempregar pessoas em meio à crise, o banco já vinha cometendo uma série de abusos para com os trabalhadores que estavam em regime de teletrabalho.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

De acordo com denúncia recebida pelo Sindicato, pelo menos 15 bancários foram desligados sem justa causa e contrariando o compromisso assumido pelos bancos, em mesa de negociação com a Fenaban, de não demitir durante a pandemia, a fim de não contribuir com a crise econômica e para dar segurança aos trabalhadores em tempos de incerteza.

> Banco Original demite mais de 100 em plena pandemia
> Pior banco para os brasileiros: Santander demite durante pandemia e descumpre acordo

“Conversamos com o Carrefour em maio sobre a aplicação das MP 927 e 935 e ouvimos que a principal preocupação era a garantia dos empregos dos trabalhadores e que eles teriam interesse em manter o quadro de funcionários. Isso mostra que o banco descumpriu o compromisso com o Sindicato, com os trabalhadores e com a sociedade”, critica a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

A justificativa dada pelo banco também é questionada pelos trabalhadores, que afirmam que estavam cumprindo as metas estabelecidas pelo Carrefour até o início da pandemia. Além de não respeitar os trabalhadores, a decisão do banco não está embasada na crise econômica causada pela pandemia, visto que no primeiro trimestre de 2020, o Carrefour teve faturamento de R$ 9 bilhões.

Falta de estrutura

“A maioria dos empregados está trabalhando em home office, sem estrutura e sofrendo uma pressão descabida para cumprir metas, mesmo que estejam trabalhando em horário reduzido. O teletrabalho foi muito mais vantajoso para o Carrefour do que para o bancário”, relata Neiva.

O Sindicato enviou um ofício ao banco exigindo informações sobre as demissões e as condições de trabalho dos bancários do Carrefour, bem como sobre a cobrança de metas abusivas durante a pandemia.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio