Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: Banco Original demite mais de 100 bancários em plena pandemia

Linha fina
Sindicato cobrou esclarecimentos sobre a quantidade exata e as circunstâncias das demissões, além de cobrar a abertura de canal de negociação com a representação dos trabalhadores
Imagem Destaque

Diversos trabalhadores denunciaram ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, nos últimos dias, que o Banco Original estaria realizando demissões em plena pandemia de coronavírus. Inicialmente, as denúncias davam conta de 20 demissões, depois de 100. De acordo com o apurado por dirigentes do Sindicato, mais de 100 trabalhadores foram de fato demitidos. 

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

O Sindicato enviou ofício ao Banco Original cobrando esclarecimentos sobre a quantidade exata e as circunstâncias dessas demissões.

Banco Carrefour demite trabalhadores na quarentena
> Pior banco para os brasileiros: Santander demite durante pandemia e descumpre acordo

“É um absurdo que um banco como o Original - que no ano passado registrou lucro 550% maior que o de 2018 [passou de R$ 2,7 milhões de lucro em 2018 para R$ 17,8 milhões em 2019] - demita mais de 100 trabalhadores durante uma pandemia. São mais de 100 pais e mães de família desempregados em um momento em que possivelmente são a única fonte de renda familiar, levando em conta os impactos da pandemia em outros setores da economia. O momento é de priorizar vidas, não o lucro a qualquer preço”, critica a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

“É necessário que o Banco Original - cujo atual presidente, Alexandre Abreu, já foi diretor do Banco do Brasil e conhece muito bem o processo negocial entre a representação dos bancários e os bancos - abra um canal de negociação com o Sindicato para que se busquem alternativas que não uma demissão em massa em plena pandemia”, enfatiza Neiva. 

O Sindicato aguarda, com urgência, um posicionamento formal do Banco Original esclarecendo essas demissões e também a abertura de processo negocial com a representação dos trabalhadores. 

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail. 

seja socio