Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nota

Eleições no Peru: apoio ao Estado Democrático de Direito

Imagem Destaque
Usando máscara em decorrência da pandemia de Covid-19 e chapéu tradicional, presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, ergue o braço montado em um cavalo cor de caramelo com apoiadores ao fundo

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região se solidariza com a luta dos trabalhadores no Peru, que estão sofrendo inúmeros ataques após impasse nas eleições presidenciais.

É preciso descartar novas tentativas de interferência militar e restabelecer o Estado Democrático de Direito. O resultado nas urnas precisa ser soberano, o exercício do poder é legitimado pela escolha popular e não com ameaças à democracia. Com 100% das urnas apuradas, é preciso que o JNE (Júri Nacional de Eleições) do país oficialize o resultado, com o apoio do sistema jurídico, partidos políticos e a Organização Nacional dos Processos Eleitorais.

Nesse momento em que diversos países da América Latina sofrem instabilidade política, com ameaças de golpes militares, organizações nacionais e internacionais, em associação com instituições democráticas, organizações sindicais, e toda a sociedade civil precisam se unir contra retrocessos, em defesa da democracia, e na construção de políticas públicas que fortaleçam o Estado, comprometidas com justiça social e distribuição de renda.

seja socio