Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Saúde

Eleição para o conselho gestor do CRST: vote nos candidatos apoiados pelo Sindicato

Imagem Destaque
eleição para o conselho gestor do CRST

O conselho gestor dos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) será renovado em 2022, por meio de eleição que será realizada no dia 29 de junho, das 9 às 16h. Os conselheiros eleitos ficarão no cargo até 2024.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região apoia candidatos para os seis CRSTs da capital paulista que, se eleitos, deverão atuar na defesa dos trabalhadores e lutar por melhorias no atendimento dos centros.

“Os candidatos dos conselhos vinculados ao Sindicato deverão direcionar seus esforços em prol de aprimoramentos nos serviços disponibilizados pelos centros de referência, e em defesa do SUS. E para que os CRSTs também foquem suas ações contra a violência organizacional promovida pelas empresas, e que resultam em doenças físicas e mentais em bancários e demais trabalhadores”

Valeska Pincovai secretária de Saúde do Sindicato e bancária do Itaú

Como votar

Para votar, basta ir ao CRST mais próximo da sua casa ou trabalho (veja endereços no final do texto), no dia 29 de junho, das 9h às 16h, portando RG e comprovante de residência.

O que é o CRST

  • É um posto dotado de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas relacionados à medicina do trabalho.
  • Auxilia o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho;
  • Se identificada a doença relacionada ao trabalho, emite Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para o reconhecimento do Beneficio Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS;
  • Oferece tratamento clínico. Quando isso não é possível, encaminha a outro local vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Pode, ainda, fiscalizar e autuar empesas por não notificar acidentes de trabalho.

Os CRSTs estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são seis unidades dotadas de estrutura voltada para o auxílio gratuito ao cidadão, com ou sem carteira de trabalho; e têm a função de diagnosticar doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional.

Como utilizar o CRST

Para ter acesso aos serviços do CRST o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do serviço, apresentar comprovante de endereço, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.

seja socio