A Caixa Econômica Federal divulgou edital para novos credenciamentos de profissionais, clínicas e hospitais para o Saúde Caixa. A medida ocorre após anos de reivindicação do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, dos empregados e de entidades como o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Apcef/SP e a Fenae.
O edital amplia a possibilidade de credenciamentos em 970 municípios e abrange especialidades como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras. Com isto, o credenciamento está aberto para cidades da região de Osasco, como Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e outras, que sofrem com a falta de clínicas, laboratórios e especialistas.
Indique profissionais, clínicas ou hospitais, para fazer parte da Rede Credenciada do Saúde Caixa.
Para Chico Pugliesi, representante dos empregados eleito para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, a notícia é positiva, mas ainda insuficiente. “É importante ressaltar que essa ampliação de possibilidades de credenciamento é significativa, mas ainda não supre as necessidades que temos de credenciamentos também nas capitais e cidades maiores”, ressaltou.
Pugliesi destacou outras reivindicações do Conselho, da Comissão de Empregados e de entidades como a Fenae – a descentralização do atendimento do Saúde Caixa, o retorno da Gipes e dos comitês de credenciamento e descredenciamento regionais com a participação da representação dos trabalhadores.
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa reivindica a criação dos Comitês Regionais de credenciamento, por permitirem maior participação das representações dos trabalhadores no processo de credenciamento de clínicas e laboratórios conveniados.
“Embora a ampliação do credenciamento seja uma reivindicação atendida, a gestão do Saúde Caixa precisa ser descentralizada. Os problemas do plano se repetem em todas as regiões, inclusive nas grandes capitais”, avaliou. A próxima reunião do Conselho de Usuários está marcada para o dia 28 de junho.
Além do prestador de serviços em saúde, os usuários também podem indicar os hospitais, clínicas e profissionais para fazer parte da rede credenciada do plano (clique aqui para pesquisar seu município e saber como fazer a indicação de profissionais).
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Também está aberto o credenciamento de profissionais e empresas que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para formação da rede credenciada. A necessidade da ampliação da cobertura obrigatória para tratamento de TEA e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) já havia sido discutida em reuniões do Conselho de Usuários.
“É um avanço importante e nós vínhamos cobrando há muito tempo, tanto as entidades representativas como o Conselho de usuários”, disse Pugliesi.
Ele enfatizou que o credenciamento para atendimentos TEA não se limita aos 970 municípios especificados no edital e está disponível para todas as regiões do país que tenha unidade da Caixa com usuários que precisem do atendimento.
Indicação importante
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, incentiva a participação dos empregados na indicação dos profissionais e estabelecimentos. “Costumo dizer que o Saúde Caixa é um dos direitos mais valiosos dos empregados, conquistado com muita luta no Acordo Coletivo de 2004. E é fundamental que a gente faça parte da construção de uma rede credenciada que atenda todos os usuários, dos menores municípios até as grandes capitais”, avaliou o presidente da Federação.