Imagem Destaque
Também será apresentado resultado de consulta com mais de 7 mil bancários apontando as reivindicações prioritárias para a Campanha. Os trabalhadores presentes à assembléia, com base nesse levantamento, definirão uma pré-pauta de reivindicações que serão levadas, primeiro à conferência estadual, e depois à conferência nacional. Lá será realizado um debate com os delegados de todo o país que estabelecerão a pauta final de reivindicações que será entregue aos banqueiros.
Levantamento parcial da consulta revela o aumento real como campeão dentre as prioridades dos bancários, seguido pelo fim do assédio moral e das metas abusivas, implementação de plano de cargos e salários e vale-alimentação e refeição maiores, para fazer frente à inflação, que é mais alta nesse setor.
"Estamos esperando uma grande participação dos trabalhadores, a exemplo da que demonstraram na consulta. É dessa maneira, com ampla participação e mobilização, que construiremos uma campanha vitoriosa", afirma Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato, dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. "Inflação nem se discute e tem que ser reposta nos salários, vamos definir na conferência o aumento real que queremos. Além disso, um índice diferenciado para os vales refeição e alimentação, já que a inflação nesse setor está sendo mais alta, com projeções de até 16%,17%", defende Marcolino.
Dados da Categoria - Os bancários são uma das poucas categorias no país que possuem um acordo coletivo de trabalho com validade nacional. Todos os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. A categoria conta com mais de 420 mil bancários, sendo 120 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região.
Calendário da Campanha Nacional 2008
Conferência Estadual
Dia 19 de julho
Conferência Nacional
Dia 25 de julho, das 9h às 18h
- Encontro temático sobre Segurança Bancária
- Encontro temático sobre Saúde
- Encontro temático sobre Remuneração
Dias 26 e 27 de julho, das 9h às 18h
- Plenária conjunta, definição da pauta de reivindicações
Dias 28 e 29 de julho, das 9h às 18h
- Encontros de bancos privados, estaduais, federalizados e regionais
- 19º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
- 24º Congresso dos Empregados da Caixa Econômica Federal